You are here: News » Proteja-se de fraudes nas A...

Proteja-se de fraudes nas ATM’s e outros canais digitais

Constituindo-se como um fenómeno recente em Moçambique, a clonagem de cartões nas ATM tem constituído motivo de preocupação para os utentes de cartões de crédito e débito, pelo que importa conhecer sobre o seu procedimento e se tomar medidas preventivas.

A clonagem de cartões é um processo que consiste em copiar os dados presentes na banda magnética de um cartão bancário e se obter o seu código PIN. Na posse destes dados, os criminosos criam um cartão clonado, que depois é utilizado para fazer levantamentos, sem o conhecimento dos titulares dos cartões.

O método actualmente mais utilizado na clonagem de cartões de crédito consiste na utilização de um dispositivo de dimensões reduzidas, conhecido como “skimmer”. Estes dispositivos podem ser inseridos na ranhura das ATM nas quais se coloca o cartão e que copia as bandas magnéticas dos cartões inseridos.

Estes “skimmers” utilizados nas ATM são muitas vezes acompanhados de câmaras ocultas que registam a introdução do código pessoal.

Para se evitar a clonagem dos cartões, deve-se tomar algumas medidas preventivas como as que se seguem.

Dicas para utilizar ATM e cartões com segurança
  • Antes de utilizar a ATM verifique se a mesma está em condições. Os criminosos geralmente removem da ATM os contactos do banco para reporte de anomalias com o cartão e a máquina, de modo a atrasá-lo em caso de necessidade.
  • Evite transaccionar em ATMs remotas durante à noite. Utilize, sempre, ATMs em áreas bem iluminadas e de alto tráfego. Se as luzes não estiverem acesas, não use essa máquina.
  • Antes de introduzir o seu cartão na ATM verifique se não existe nenhum corpo estranho na sua ranhura.
  • Ao introduzir o PIN na ATM ou POS cubra o teclado com a mão.
  • Certifique-se de que o cartão que recebe de volta da ATM após a transacção é o seu. Se não for, contacte imediatamente o balcão mais próximo de si ou a Linha do Cliente pelos números 800 412 412/21 355700 para cancelar seu cartão.
  • Nunca revele o PIN do seu cartão a terceiros
  • Nunca envie o PIN do seu cartão por e-mail ou divulgue-o por telefone, mesmo que a outra parte identifique-se como funcionária do banco.
  • Nas transacções, com cartão, na internet nunca aceda a links desconhecidos.
 Como protegemos os nossos clientes de fraudes no uso dos nossos canais digitais
ATM
  • As nossas ATMs dispõem de dispositivos anti-clonagem de cartões. Neste momento faltam, apenas, substituir algumas ATMs antigas por estas.
Internet Banking (NetPlus)
  • As transacções são confirmadas com recurso ao Cartão Matriz ou SMS Token, que geram o código de autorização da transacção no momento em que a mesma ocorre.
Mobile Banking (NetPlus app)
  • As transacções são confirmadas com recurso à impressão digital.
  • As transacções são confirmadas com recurso ao Cartão Matriz ou SMS Token, que geram o código de autorização da transacção no momento em que a mesma ocorre.
Conta Bancária
  • Dispomos de sistema de alerta, por mensagens instantâneas de telemóvel, de movimentos efectuados na conta (SMS Alerta).
  • Dispomos de cartões com chip.

Events & Social Responsabilities

Interoperability is one of the major challenges in the development and digitization of financial systems

Standard Bank sees interoperability as one of the greatest challenges in the development and digitization of financial systems, particularly electronic payments, in Mozambique.

TABECH is the winner of the third edition of SeedStars Maputo

TABECH Serviços is the winner of the third edition of SeedStars Maputo, a startups competition for emerging markets, held on June 14, in Maputo, with the support of Standard Bank as the official partner and UX Information Technologies as local ambassador.