Você está em: Notícias » Seedstars volta a Maputo

Seedstars volta a Maputo

No dia 14 de Junho, cerca de 10 das melhores startups de Moçambique competirão para representar o país na Seedstars Summit, na Suíça, habilitando-se a ganhar um prémio máximo de USD500,000. Pela primeira vez, a iniciativa vai abranger empreendedores de todo o país.

As inscrições para a competição são efectuadas no https://seedsta.rs/maputo2017

Seedstars Maputo conta com o apoio do Standard Bank, o parceiro oficial, e da UX Information Technologies, o embaixador local. Além destes, a Embaixada dos Países Baixos e a Shell associaram-se a esta iniciativa que também recebeu o apoio da Internet Solutions e da Castle Lite.

"África é nossa casa e nós impulsionamos o seu crescimento, é o propósito do Standard Bank. Neste âmbito, a tecnologia é um factor que desempenhará um papel crítico na transformação de vidas e no alcance das aspirações em todo o continente. Vemos nas competições de empreendedorismo tecnológico como a Seedstars, parte crucial de uma jornada importante tendo em vista a exposição das inovações tecnológicas bem como de empreendedores africanos, e especificamente moçambicanos, no cenário global. Orgulhamo-nos de podermos ser o principal parceiro da edição 2017 do Seedstars Maputo e desejamos aos concorrentes o maior sucesso na sua jornada para Lusanne, Suíça para a final ", afirmou Victor Jardim, Director da Banca de Retalho e de Negócios do Standard Bank Moçambique.

As startups seleccionadas para competir no Seedstars Maputo devem ter menos de 2 anos de actividades, com menos de US $ 500.000 em financiamento e com um produto mínimo viável, de preferência com tracção e que seja escalável. A Seedstars World, competição global de startups em mercados emergentes, está à procura de startups inteligentes que resolvam problemas locais e desenvolvam produtos rentáveis para o mercado global, para apoiar seus negócios e crescimento regional.

Para levar esta oportunidade aos empreendedores locais e com o objectivo de oferecer o melhor evento possível, a UX Information Technologies representará a iniciativa pela terceira vez.

"Estamos extremamente orgulhosos de ter trabalhado com a SeedStars nos últimos 3 anos para desenvolver o ecossistema moçambicano e garantir que os melhores e mais brilhantes do nosso país possam competir no palco mundial. Nossos empreendedores estão cada vez mais ousados e ambiciosos, e isso é o necessário para se alcançar o sucesso", disse Frederico Silva, co-fundador da UX Information Technologies e embaixador local da Seedstars World.

A startup vencedora desta competição é convidada a competir na Seedstars Summit que tem lugar anualmente na Suíça. Moçambique foi previamente representado pela BlackBox TV, que permite aos usuários transmitir qualquer conteúdo desejado usando a transmissão digital, sem necessidade de conexão à internet.

"Estamos extremamente orgulhosos de todas as startups que competiram na edição anterior. A BlackBox TV representou bem Moçambique durante a cimeira global e foi nomeada para a staurtup mais inovadora. Mas também a IzyShop conseguiu obter uma tracção significativa. Vemos claramente que a qualidade dos empreendedores melhora todos os anos e que o ecossistema está a crescer devido a tantos parceiros comprometidos. Além disso, vemos que o ecossistema se está a formar e há mais colaboração entre os membros do ecossistema. Estamos ansiosos em voltar”, considera Claudia Makadristo, Gerente Regional para a África.

"Eu acredito que os jovens que estão prontos para começar algo por conta própria podem transformar a vida das pessoas e moldar seus próprios destinos. O empreendedorismo significa apropriação e autodeterminação e reduz barreiras entre comunidades e culturas e constrói pontes que nos ajudam a enfrentar desafios comuns juntos ", diz Pascalle Grotenhuis, embaixador da Holanda em Moçambique.

Eventos e Responsabilidade Social

Quer seguir em frente com a sua carreira profissional?

Programa de Desenvolvimento de Graduados do Standard Bank. Candidaturas abertas até o dia 31 de Outubro de 2017

O programa de Desenvolvimento de Graduados decorre em Maputo, tem a duração de 12 meses e é destinado a jovens Moçambicanos, recém graduados nos cursos de Engenharia Informática, Economia, Gestão Financeira, Contabilidade e auditoria, Estatística, Gestão e Administração de Empresas, que desejam iniciar a carreira numa instituição sólida, que lhes proporcione habilidades e competências profissionais.

Empreendedoras partilham experiências no 4º Lioness Lean In Maputo

Mais de meia centena de mulheres empreendedoras participaram na última sexta-feira, 6 de Outubro, na quarta edição do Lioness Lean in Breakfast, um evento que visa a partilha de experiências na área do empreendedorismo por parte de empresárias.