Você está em: Notícias » Standard Bank alavanca inve...

Standard Bank alavanca investimento Chinês em Moçambique

O Standard Bank e o Banco Comercial e Industrial da China (ICBC) realizaram esta segunda-feira, 29 de Maio, um seminário para dar a conhecer os serviços bancários e soluções de financiamento que têm a oferecer aos empresários e investidores chineses em Moçambique.

A parceria entre os dois bancos tem como objectivo alavancar o investimento daquele país asiático em Moçambique, através do financiamento ou oferta de serviços bancários inovadores, que tornam as operações mais fáceis.

Conforme explicou o membro do Conselho de Administração do Standard Bank, António Macamo, com esta parceria, “os operadores chineses que necessitam de apoio financeiro em Moçambique passam a tê-lo com mais facilidade. Esta união vem conferir mais comodidade e simplificar as operações”.

Uma das vantagens oferecidas pelo Standard Bank é o facto de ter, na sua vasta equipa, especialistas em diversas áreas, tais como petróleo e gás, agricultura, infraestruturas, entre outras, que podem dar suporte aos investidores chineses.

Por seu turno, o representante do ICBC, Lubin Wang, referiu que a implementação das iniciativas de empresários chineses em Moçambique passará a ser mais célere, o que vai incrementar os níveis de cooperação económica entre os dois países.

“O ICBC é o maior banco comercial da China e o Grupo Standard Bank é o maior de África, e esta parceria vai tornar o investimento em Moçambique mais cómodo e fácil, dada a experiência de ambas as instituições”, afirmou Lubin Wang.

Já o embaixador chinês em Moçambique, Jian Su, considerou que a parceria entre o Standard Bank e o ICBC afigura-se como importante para a cooperação económica entre os dois países, cujos governos estão a desenvolver uma iniciativa virada para os sectores produtivos.

“A iniciativa consiste na transferência da nossa tecnologia para promover a industrialização de Moçambique, e, para tal, é necessário que haja bancos preparados para prestar apoio financeiro, daí a importância desta parceria, que constitui uma oportunidade de financiamento para os empresários chineses”, disse o embaixador.

O valor global do investimento chinês em Moçambique ronda os 6.7 biliões de dólares norte-americanos, sendo que o volume das trocas comerciais entre os dois países cresceu 4% no primeiro trimestre de 2017, à semelhança das exportações para a China, que aumentaram 15.1%.
 

Eventos e Responsabilidade Social

Quer seguir em frente com a sua carreira profissional?

Programa de Desenvolvimento de Graduados do Standard Bank. Candidaturas abertas até o dia 31 de Outubro de 2017

O programa de Desenvolvimento de Graduados decorre em Maputo, tem a duração de 12 meses e é destinado a jovens Moçambicanos, recém graduados nos cursos de Engenharia Informática, Economia, Gestão Financeira, Contabilidade e auditoria, Estatística, Gestão e Administração de Empresas, que desejam iniciar a carreira numa instituição sólida, que lhes proporcione habilidades e competências profissionais.

Empreendedoras partilham experiências no 4º Lioness Lean In Maputo

Mais de meia centena de mulheres empreendedoras participaram na última sexta-feira, 6 de Outubro, na quarta edição do Lioness Lean in Breakfast, um evento que visa a partilha de experiências na área do empreendedorismo por parte de empresárias.