Você está em: Notícias » Wena Data vence quarta ediç...

Wena Data vence quarta edição do SeedStars Maputo

A Wena Data, uma plataforma de pesquisa, é a grande vencedora da quarta edição do SeedStars Maputo, uma competição de startups para mercados emergentes, que se realizou na sexta-feira, 28 de Setembro, na Incubadora de Negócios do Standard Bank.

Trata-se de uma plataforma que faz a colecta de dados (sondagens, inquéritos, entre outros) e disponibiliza-os, posteriormente, às instituições interessadas e que deles necessitem ou dependem para a tomada de decisões.

“Nós disponibilizamos a nossa plataforma (página web e aplicativo), na qual as pessoas se cadastram e participam em sondagens ou inquéritos, contribuindo para o desenvolvimento do País”, explicou Luís Fernando, em representação da equipa responsável pela criação da plataforma.

No que diz respeito ao prémio, Luís Fernando, visivelmente emocionado, disse que o mesmo é resultado de muito trabalho, desenvolvido pela sua equipa. “Estou muito feliz, ainda não acredito que vencemos. Vou digerir esta informação quando chegar a casa e partilhá-la com a minha família. Isto é resultado de um trabalho árduo da nossa equipa, à qual dedico este prémio”.

Relativamente à competição, Luís Fernando considerou que a mesma constitui um vector de desenvolvimento do País pois as startupsparticipantes apresentaram soluções que podem contribuir para o crescimento socioeconómico de Moçambique.

Como vencedora da quarta edição da competição, a Wena Data vai representar Moçambique na cimeira regional da SeedStars em Novembro, na Tanzânia, e no SeedStars World, em Abril de 2019, na Suíça, onde vai disputar, com startups de todo o mundo, o prémio de meio milhão de dólares norte-americanos.

A quarta edição do SeedStars Maputo, à semelhança das anteriores, contou com o apoio do Standard Bank, que se tem empenhado na criação de um ecossistema sustentável, favorável ao surgimento de potenciais empreendedores e que garanta que estes tenham acesso aos recursos de que necessitam para desenvolver.

Na sua intervenção, Cláudio Banze, Director de Tecnologias de Informação do Standard Bank, referiu que esta aposta do banco se deve ao facto de “acreditarmos que as Pequenas e Médias Empresas (PME) e as startups são o veículo apropriado para impulsionar o crescimento de Moçambique”.

Por seu turno, Frederico Silva, co-fundador da UX Information Technologies, a empresa embaixadora do SeedStars em Moçambique, realçou a importância desta competição na exposição dasstartups moçambicanas no mundo.

“É um evento que ajuda as startups a ganharem visibilidade no mercado, para além de constituírem um momento de interação entre os seus criadores, assim como com potenciais investidores, parceiros ou clientes”, disse Frederico Silva.

Importa referir que participaram nesta competição um total de nove startups, nomeadamente o M-Xitique, Umbrela, Xiphefu, StartupAfrica News, Huluka, Cotus, Mara Lá, Agro Link e a Wena Data.

Destas, subiram ao pódio a Wena Data (plataforma de pesquisa), a Umbrela (solução de assistência de viaturas na estrada e gestão de apólices de seguros) e a Agro Link (plataforma de conexão da cadeia de valor agrícola), que se posicionaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

Eventos e Responsabilidade Social

Wena Data vence quarta edição do SeedStars Maputo

A Wena Data, uma plataforma de pesquisa, é a grande vencedora da quarta edição do SeedStars Maputo, uma competição de startups para mercados emergentes, que se realizou na sexta-feira, 28 de Setembro, na Incubadora de Negócios do Standard Bank.

Incubadora de Negócios do Standard Bank eleita melhor programa de aceleração de startups em Moçambique