Phishing

Phishing é uma burla por email, pela qual os burladores enviam emails a indivíduos e afirmam ser de uma organização confiável, como instituição bancária ou provedora de serviços de email.

O email tentará enganá-lo a fornecer informações de conta por várias razões, tais como necessidade de actualização ou validação das suas informações de conta, pedindo-lhe que clique num link ou icon incluído no email. Quando clicado, o link lançará um website falso que parece um website real. No website, ser-lhe-á solicitado que partilhe as suas informações da conta bancária pessoal, como nome de utilizador ou palavra-passe do seu perfil de banca online ou conta de email, ou até o seu número de celular e detalhes do cartão bancário. Quaisquer informações que partilhar no website falso serão capturadas pelos burladores e então usadas pare lhe defraudar.

 Como identificar uma fraude phishing

Há sempre um sentido de urgência no email, seguido de uma ameaça — a suspensão da sua conta bancária, por exemplo — e solicitam-lhe que responda rapidamente. Isto não lhe dá muito tempo para pensar na situação em mãos e falar com pessoas de sua confiança.
O email indica que você foi vítima de fraude, ou que recebeu fundos, e que deve fazer log in das suas contas ‘aqui’ para reportar o incidente e cancelar o seu cartão bancário, ou dar autorização para libertar a quantia de dinheiro.
Solicitam-lhe que indique os seus detalhes pessoais e de conta via um hyperlink, anexo ou icon providenciados no email.

Eventos e Responsabilidade Social

Desenvolvedor da Google transmite sua experiência

O desenvolvedor de classe mundial de origem moçambicana, Dário Mungoi, transmitiu a sua experiência para dezenas de estudantes de Tecnologias de Informação, desenvolvedores, responsáveis pela programação, manutenção e desenvolvimento de softwares e entusiastas, numa formação promovida pela GDG –Google Developers Group Maputo, em parceria com o Standard Bank.

Participe do primeiro #ideate bootcamp na Incubadora de Negócios

A Incubadora de Negócios do Standard Bank acolhe, de 19 a 21 do corrente mês, em Maputo, o primeiro #ideate Bootcamp, no qual 40 aspirantes a empreendedores serão submetidos a uma formação de concepção e validação de ideias de negócios.