You are here: News » Standard Bank partilhA solu...

Standard Bank partilhA soluções de financiamento para empreendimentos de base tecnológica

No workshop, inserido na primeira semana de Fintechs de Moçambique, realizado na segunda-feira, 17 de Fevereiro, em Maputo, o Standard Bank partilhou, com os representes de startups moçambicanas as soluções de financiamento disponíveis no banco para ajudar no desenvolvimento de negócios destes empreendimentos de base tecnológica.

A iniciativa que decorre entre os dias 14 e 21 de Fevereiro, na Incubadora de Negócios do Standard Bank, constitui uma iniciativa da FSD Moçambique, que conta com o apoio do Standard Bank.

O apoio do banco a este movimento reveste-se de capital importância para que possa acompanhar a revolução digital e colocar-se em posição de responder às exigências dos clientes com eficácia, bem como antecipar-se às suas necessidades.

No painel sobre o acesso ao crédito, a responsável pela área de Financiamento às Pequenas e Médias Empresas do Standard Bank, Daniela Moreira, referiu-se às soluções inovadoras de financiamento que o banco tem disponíveis para as startups nacionais, considerando que estas representam uma valiosa contribuição para a economia.

Do conjunto de soluções de financiamento idealizadas para suprir as necessidades deste segmento de investimentos, a oradora destacou o financiamento das facturas, crédito flexível, que é simplificado e atribuído num curto espaço de tempo, sem garantias.

Com efeito, através das linhas de financiamento do Standard Bank, as startups podem efectuar vários investimentos, incluindo o reforço de tesouraria.

“A nossa ideia é contribuir, igualmente, para o crescimento de startups, através de apoio técnico e formação, entre outros aspectos”, disse, sustentando que o grande desafio das startups não reside apenas no acesso ao financiamento, uma vez que existem outras componentes como a capacitação e a estruturação de ideias, tirando-as do papel para a sua execução.

“Temo-nos assumido mais como um banco parceiro, prestando assistência multiforme às PMEs, no sentido de ajudá-las a ultrapassar as dificuldades estruturais, através da nossa Incubadora de Negócios”, disse.

Uma das participantes do workshop, Lídia Siquela, da startup Taduma, manifestou-se satisfeita com as oportunidades de financiamento que o Standard Bank oferece, incluindo a experiência partilhada pela oradora: “Geralmente, nós empreendedores corremos desenfreadamente à procura de dinheiro para pôr os nossos negócios a produzir, mas hoje constatamos que por mais que tenhamos o almejado dinheiro se não tivermos um plano de negócios bem estruturado tudo pode redundar num fracasso”, indicou.

“Aprendemos como planificar, organizar, capacitar e trabalhar em equipa, o que nos vai inspirar no nosso dia-a-dia”, afirmou.

A propósito do evento, João Gaspar, presidente da Associação Moçambicana de Fintechs, explicou que se pretende com esta iniciativa fazer com que as pessoas prefiram usar dinheiro digital em detrimento do físico: “se nós fizermos esta mudança estaremos a contribuir significativamente para o desenvolvimento da economia, promovendo a inclusão financeira”.

Events & Social Responsabilities

Pague as despesas da sua empresa nas nossas plataformas digitais

Pague as despesas da sua empresa nas nossas plataformas digitais

Standard Bank oferece uma sessão de cinema a clientes e colaboradores

O Standard Bank proporcionou, no dia 14 de Fevereiro, uma sessão de cinema a mais de trinta casais, constituídos por clientes e colaboradores, numa das salas da cidade Maputo, por ocasião da celebração do Dia dos Namorados.