Você está em: Grandes Empresas » Sala de Mercados » Câmbio a Prazo (Forward) -...

Câmbio a Prazo (Forward) - Cobertura de risco de taxa de câmbio.

Trata-se de uma operação de compra e venda de moedas a prazo, que tem como efeito a eliminação da incerteza que surge em qualquer pagamento ou cobrança futuras, realizados numa moeda estrangeira.

É assim celebrado, entre uma instituição financeira e um exportador/importador, um contrato em virtude do qual se criam duas obrigações principais:

  • Da parte do exportador/importador, vender/comprar ao banco a moeda da operação de exportação/importação numa data específica.
  • Da parte do banco, comprar /vender ao exportador/importador a moeda da transação a uma taxa de câmbio acordada na altura em que o contrato foi celebrado, independentemente da taxa em vigor no momento do reembolso ou pagamento.

Características gerais

  • A cobertura de risco cambial pode cobrir toda parte de uma operação.
  • Pode ser acordada a partir do momento em que a operação comercial é realizada ou em qualquer outra altura antes da data de vencimento do pagamento final.
  • A cobertura de risco cambial é fixada pelo banco.
  • Prazo máximo de 365 dias.
  • As cotações para a cobertura de risco cambial são aproximadamente equivalentes à diferença das taxas de juro entre as moedas cotadas.
  • Moeda: USD, ZAR, EUR, GBP, JPY, CNY, NOK, SEK, AUD, DKK, CHF

Vantagens

Eliminação dos riscos de taxa de câmbio, pelo que os resultados futuros nas transações em moeda estrangeira são fixados nos casos de pagamento ou cobrança diferidos.

Não existe desembolso inicial uma vez que o pagamento ou liquidação se efetuam no momento do vencimento.

Cancelamento do Contrato de Cobertura de Risco Cambial

  • Incumprimento do contrato:
    Surge quando o cliente não utiliza a cobertura de risco cambial contratada. Quando o prazo vence, o banco vai ao mercado à vista vender ou comprar a moeda que tinha reservado para o cliente. Creditará ou debitará a diferença de taxas cambiais ao cliente.
  • Cancelamento antecipado:
    Ocorre por acordo mútuo e, regra geral, é feito através da celebração de um novo contrato de cobertura de risco cambial, com a mesma data de vencimento do anteriormente acordado
  • Prorrogação do contrato de cobertura de risco cambial:
    Se, à data de vencimento do contrato, o cliente tiver a certeza de que vai ser pago, mas só mais tarde, pode negociar com o banco a prorrogação da cobertura cambial pelo número de dias de atraso no pagamento. Tal poderá também ser feito antes da data de vencimento.

Eventos e Responsabilidade Social

Standard Bank nomeia Administrador Delegado Interino

O Standard Bank tem o prazer de anunciar aos seus clientes, parceiros de negócio e à sociedade no geral, que nomeou o Senhor William le Roux para o cargo de Administrador Delegado Interino (CEO), com efeitos imediatos, cujo processo teve a aprovação do Banco de Moçambique.

Webinar: Regulamento e Mercado Cambial

O Standard Bank promoveu, recentemente, um seminário virtual (webinar) sobre o Regulamento de Abertura e Movimentação de Contas em Moeda Estrangeira (Aviso 10/GBM/19) com vista a explicar aos seus clientes as alterações que este instrumento, aprovado pelo Banco de Moçambique, introduz, bem como as suas implicações, principalmente nas operações com o exterior.