Você está em: Grandes Empresas » Sala de Mercados » FX Swap

FX Swap

Um FX swap, ou swap de moeda, envolve duas compras simultâneas de moeda, uma à vista e a outra por meio de um contrato a termo.

Uma variedade de participantes do mercado, como instituições financeiras e seus clientes (empresas multinacionais), investidores institucionais que desejam proteger suas posições em moeda estrangeira através do fx swap.

Os FX Swaps são projetados para proteger contra o risco cambial.

Como funciona um swap FX?

É um acordo entre duas partes para trocar uma determinada quantia de uma moeda por uma quantia igual de outra moeda com base na taxa à vista atual.

As duas partes, então, devolverão os valores originais trocados em uma data posterior, a uma taxa a termo específica criando um hedge para ambas as partes contra as flutuações potenciais nas taxas de câmbio.

Isso é o que torna os swaps cambiais muito úteis para empresas multinacionais e exportadoras.

 

Vantagens

Os swaps de câmbio têm três usos principais para tesoureiros corporativos:

  • Compensar déficits e superávits temporários em diferentes moedas.
  • Combine superávits temporários em diferentes moedas para melhorar a receita de investimentos de curto prazo.
  • Role os contratos de câmbio para uma data futura posterior, por exemplo, quando um recebimento de moeda coberto está atrasado.

Eventos e Responsabilidade Social

Standard Bank nomeia Administrador Delegado Interino

O Standard Bank tem o prazer de anunciar aos seus clientes, parceiros de negócio e à sociedade no geral, que nomeou o Senhor William le Roux para o cargo de Administrador Delegado Interino (CEO), com efeitos imediatos, cujo processo teve a aprovação do Banco de Moçambique.

Webinar: Regulamento e Mercado Cambial

O Standard Bank promoveu, recentemente, um seminário virtual (webinar) sobre o Regulamento de Abertura e Movimentação de Contas em Moeda Estrangeira (Aviso 10/GBM/19) com vista a explicar aos seus clientes as alterações que este instrumento, aprovado pelo Banco de Moçambique, introduz, bem como as suas implicações, principalmente nas operações com o exterior.