Você está em: Particulares » Produtos e Serviços » Centro de Segurança » Fraudes : Saiba como funcionam

Fraudes : Saiba como funcionam

Fraude é qualquer negócio fraudulento ou esquema enganoso executado por um indivíduo, grupo ou empresa desonestos tentando tirar dinheiro ou algo de valor de um indivíduo inocente frequentemente insuspeito. Desde o surgimento da internet, novas formas de burlas emergiram e aumentaram os comportamentos fraudulentos desde então. Ultimamente, cabe-nos estar informados sobre actividades de burlas comuns e estar conscientes e ser cuidadosos quando estivermos activos e a usar informações confidenciais online.

Como funciona uma burla?

As fraudes surgem de muitas formas — email, SMS, chamada telefónica ou vírus informático — e qualquer pessoa pode ser vítima de uma. Os burladores pedem frequentemente os seus detalhes pessoais e informações confidenciais, e este é o primeiro passo para saberem o que procurar.

Pode ser fraude se …
  • As informações que lhe forem apresentadas parecerem muito boas para serem verdade.
  • A oferta, o preço ou comunicação apareceram de repente e você não participou do concurso ou não pediu as informações que estão a ser mencionadas.
  • A mensagem requer uma resposta muito rápida para clarificar as suas informações ou ganhar o prémio. Isto coloca-o sob pressão e não lhe dá muito tempo para pensar sobre a validade das informações ou falar com pessoas de confiança sobre a situação.
  • Você recebe as informações via email livre, por exemplo, Hotmail, AIM, Yahoo ou Gmail.
  • São-lhe prometidas grandes quantias de dinheiro por muito pouco ou sem esforço da sua parte.
  • Solicitam-lhe que adiante dinheiro, por qualquer razão, antes de a transacção proposta poder ocorrer.
  • Solicitam-lhe que confirme detalhes pessoais e bancários via hyperlink, icon ou anexo de email ou telefonicamente

Eventos e Responsabilidade Social

Acácia Jazz Festival | 28 de Novembro | Hotel Polana

Um dos mais aclamados e carismáticos músicos norte-americanos de jazz, Joshua Redman, é o cabeça de cartaz da segunda edição do Standard Bank Acácia Jazz Festival, a ter lugar no dia 28 de Novembro, em Maputo, por ocasião das celebrações dos 125 anos de implantação desta instituição financeira em Moçambique.

Exploração de gás natural: Moçambique deve apostar na capacitação de PMEs

A capital do País acolheu, na quarta-feira, 11 de Setembro, a quarta edição da Cimeira Financial Times em Moçambique, durante a qual o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, defendeu a necessidade de o País se focar na capacitação das suas Pequenas e Médias Empresas (PME) para que tirem, efectivamente, vantagem das oportunidades que se abrem com a implantação dos projectos associados à exploração do gás natural na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.