Você está em: Privacidade e segurança

Privacidade e segurança

A segurança na navegação online, na utilização de dados pessoais e confiança nas transacções pressupõe que estejam reunidas um conjunto de boas práticas e normas de segurança.

Conheça os nossos conselhos e procedimentos para uma utilização segura:

1º - Actualize o software do seu computador com regularidade
Para aumentar a segurança do seu computador deverá utilizar software devidamente licenciado e actualizar regularmente o seu sistema operativo, browsers e outro software.
Sempre que existem vulnerabilidades no software que possam comprometer a segurança dos computadores, os fornecedores do software procedem de imediato à sua correcção através da publicação de actualizações.
Normalmente estas actualizações podem ser efectuadas a partir da Internet de duas formas:

  • Manual através de download no site do fornecedor e nunca a partir de links ou ficheiros recebidos em mensagens de correio electrónico;
  • Automática, tendo que previamente configurar o software para receber as actualizações automáticas (recomendado pela generalidade dos fabricantes que suportam este tipo de funcionalidade).

Para garantir a actualização automática do software é necessário seguir as indicações na respectiva documentação ou no site do fornecedor. É importante ter em especial atenção as vulnerabilidades do software de uso mais generalizado, como por exemplo o fornecido pela Microsoft, Adobe, Apple, Sun, Mozilla, Real Media, Open Office, entre outros.
Por exemplo, no caso do sistema operativo e outro software fornecido pela Microsoft, incluindo o Internet Explorer e o MS Office, as actualizações devem ser obtidas, de modo automático, a partir do site Microsoft Update (http://update.microsoft.com).
Esteja sempre atento às actualizações de segurança que os fornecedores de software disponibilizam e instale-as de imediato para que o computador esteja protegido de possíveis ataques.
Nunca aceite alegadas actualizações ou links para download, recebidos por email, pois pode tratar-se de fraude. Recorra sempre ao site do fornecedor.

2º - Instale um antivírus e mantenha-o sempre actualizado

O software antivírus ajuda a proteger o seu computador contra grande parte dos vírus, trojans (Cavalos de Tróia), worms e outro tipo de programas maliciosos. Estes programas podem danificar gravemente o computador.
Saiba como se proteger contra vírus:

  • Adquira e instale um bom programa antivírus, que detecte e remova vírus, no seu computador.
  • Poderá também optar, em alternativa, por uma solução gratuita para uso pessoal ou doméstico, desde que o mesmo seja igualmente fiável na detecção e protecção contra este tipo de ameaças e seja obtido de fonte fidedigna.
  • Mantenha o seu antivírus actualizado dado que a propagação de novos vírus é actualmente muito intensa. Só assim estará protegido contra os últimos vírus. A actualização deverá ser feita automaticamente sempre que o computador esteja ligado à Internet.
  • Execute regularmente o antivírus para procurar vírus em todos os ficheiros do disco no seu computador;
  • Verifique se os dados ou software que adquiriu ou que lhe foram enviados por terceiros estão livres de vírus, submetendo-os a um programa antivírus, antes de os instalar no seu computador;
  • Nunca descarregue nem instale no seu computador aplicações não licenciadas, ou das quais não conheça a proveniência ou finalidade.

3º - Instale ou configure um firewall pessoal
Um firewall é instalado e utilizado num computador pessoal com o objectivo de ajudar a impedir acessos remotos não autorizados a dados ou recursos do seu computador quando está ligado à Internet. Sem firewall, o computador não tem protecção contra hackers ou outro tipo de ataque.

Assegure-se de que tem um firewall instalado e activado no seu computador.

4º - Mantenha-se informado sobre os riscos e recomendações
Consulte outras referências nacionais e internacionais nesta temática(*), como Segurança em casa (Microsoft) ((*) conteúdos da responsabilidade das entidades especificadas).

Saiba mais sobre Vírus , Worms e Cavalos de Tróia ou como detectar se o computador está com Vírus.

Eventos e Responsabilidade Social

Acácia Jazz Festival | 28 de Novembro | Hotel Polana

Um dos mais aclamados e carismáticos músicos norte-americanos de jazz, Joshua Redman, é o cabeça de cartaz da segunda edição do Standard Bank Acácia Jazz Festival, a ter lugar no dia 28 de Novembro, em Maputo, por ocasião das celebrações dos 125 anos de implantação desta instituição financeira em Moçambique.

Exploração de gás natural: Moçambique deve apostar na capacitação de PMEs

A capital do País acolheu, na quarta-feira, 11 de Setembro, a quarta edição da Cimeira Financial Times em Moçambique, durante a qual o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, defendeu a necessidade de o País se focar na capacitação das suas Pequenas e Médias Empresas (PME) para que tirem, efectivamente, vantagem das oportunidades que se abrem com a implantação dos projectos associados à exploração do gás natural na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.