Cinco anos na vanguarda da promoção do empreendedorismo

13 de outubro de 2022

A nossa Incubadora de Negócios celebrou recentemente os cinco anos de existência, assinalados a 11 de Agosto. Ao longo destes 5 anos, temos trabalhado na capacitação de empreendedores e promoção do crescimento das suas empresas, fornecendo, para tal, ferramentas, recursos, conexões e conhecimento para transformar as suas ideias em negócios.

Desde a sua abertura, o espaço tem promovido iniciativas de fomento do empreendedorismo, ajudando os jovens, e não só, a estruturar as suas ideias de negócio, instigando-os a criar empreendimentos que tenham impacto nas comunidades e que permitam a resolução dos problemas do dia-a-dia de forma simples e criativa, para alem de gerar postos de trabalho para, dessa forma, impulsionar o crescimento económico do país.

Neste percurso, houve desafios que colocaram à prova a sua capacidade de resiliência, com destaque para a pandemia da Covid-19, que obrigou a uma migração de todos os programas presenciais para o formato digital, permitindo, assim, a prossecução dos objectivos que nortearam a sua criação.

Mais de 3.400 beneficiários

Até ao mês de Setembro, a Incubadora de Negócios do Standard Bank tinha promovido mais de 62 programas, entre presenciais e online, que beneficiaram a mais de 3.400 empreendedores, incluindo aspirantes, de todo o país.

Os programas, tais como Lioness Lean In Breakfast, #Ideate Bootcamp, iCreate, Masterclasses temáticos, Meu Way, Startup Girl, entre outros, só foram possíveis com a parceria de diversas entidades (públicas, diplomáticas, privadas e estrangeiras).

Principais pilares

Ideação: Cultivar mentalidades intraempreendedoras e empreendedoras que possibilitam a criação de negócios sustentáveis.

Incubação: Apoiar a redução do risco de pequenas empresas em fase inicial e, por via disso, melhorar a sustentabilidade e criar condições para um melhor acesso ao financiamento.

Aceleração: Identificar negócios de alto potencial para escalabilidade e ajudá-los a desbloquear os seus desafios de crescimento.

Integração na Cadeia de Fornecimento: Identificar, ligar e apoiar Pequenas e Médias Empresas (PME) de alto potencial para oportunidades de integração na cadeia de suprimentos do banco e dos seus clientes.

Crescimento Inclusivo: Promover o crescimento inclusivo na economia, criando e viabilizando oportunidades para grupos desfavorecidos, como mulheres, jovens e o sector informal com o objectivo de criar impacto positivo na sociedade.

Bernardo Aparício

Administrador Delegado do Standard Bank

É um espaço que vai para além do físico. É uma comunidade que tem permitido desenvolver empreendedores moçambicanos, nas diversas etapas do seu empreendimento ou da sua empresa, desde a criação e consolidação da ideia, início do negócio, aceleração para uma dimensão diferente, até à sua integração no mercado.

Como nós, existem muito poucos em Moçambique, por isso o nosso objectivo é continuar a investir e fazer crescer a nossa Incubadora de Negócios de forma a alcançar empreendedores de todo o país.

Tomaz Salomão

Presidente do Conselho de Administração do Standard Bank

A Incubadora de Negócios do Standard Bank desempenha um papel de grande relevância no desenvolvimento e crescimento das PME no país. É um espaço importante porque os beneficiários das suas iniciativas saem munidos de instrumentos necessários para fazer crescer os seus negócios.

Sasha Viera

Responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank

Orgulhámo-nos por várias iniciativas desenvolvidas como o lançamento do Lionesses Of Africa, em Moçambique, que foi a segunda comunidade no continente, depois da África do Sul. Até 31 de Agosto, 30.646 mulheres moçambicanas estavam ligadas a esta rede.

Realizamos mais de 22 edições do iDeate bootcamp co-criado  com o nosso parceiro de implementação ideiaLab, impactando mais de 900 participantes de todas as 11 províncias de Moçambique bem como duas edições do nosso iCreate direccionado para MPMEs Moçambicanas em 14 sectores em parceria com a Eni Rovuma Basin e um coorte feminino em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos.

 

Moçambique tem jovens extremamente talentosos e aspirantes a empreendedores bem como SMEs. Se quisermos assegurar o apoio ao crescimento social e económico em Moçambique, temos de continuar a expandir as nossas actividades junto com os nossos parceiros, no crescimento e fortalecimento do ecossistema Empresarial, bem como das nossas PMEs pois ainda há muitas necessidades. Somos gratos pelo passado e ainda mais entusiasmados com o futuro e o que pode ser alcançado.   

 

Histórias de sucesso

O contributo da Incubadora de Negócios do Standard Bank está, de uma ou de outra forma, associado à trajectória e história de diversos empreendedores, cujas ideias transformaram-se em empreendimentos de referência nas áreas em que actuam.

Djamila de Sousa, co-fundadora da Karingana Wa Karingana

A Incubadora de Negócios faz parte da nossa viagem. Foi através do primeiro Lioness Lean In Breakfast que pudemos partilhar a nossa ideia de contar estórias a partir da capulana e tecidos. Foi neste espaço que tivemos uma outra visão e ampliámos o sentido de negócio. Gerámos conexões que nos permitiram ter algumas das nossas estampas na reconhecida cadeia internacional de restaurantes Nando's.

Emília Tambatamba, fundadora da Dvyn Treats Batamba's

Na Incubadora de Negócios, aprendi de forma prática a converter uma ideia em negócio sustentável. Na altura, gostava de fazer bolos, mas com a abertura deste espaço, decidi transformar o meu negócio, apostando num coffee shop, fornecendo café e as respectivas máquinas a PME. Por vezes pensamos que tudo pode transformar-se em negócio, mas nem sempre é assim. Aprendi que devemos criar negócios de que o mercado realmente precisa.