Declaração de Privacidade

O Grupo Standard Bank é uma organização de serviços financeiros orientada para o cliente e digitalmente habilitada com foco em África. Fornecemos soluções financeiras abrangentes e integradas aos nossos clientes e operamos em todo o continente africano e internacionalmente através das nossas filiais. 

Devido à natureza integrada do negócio do Grupo Standard Bank, os clientes cujo negócio principal é com uma entidade do grupo são vistos como clientes do grupo Standard Bank como um todo para efeitos de centralidade no cliente, qualidade de informação e gestão de risco.

A estrutura jurídica simplificada do Grupo Standard Bank destaca as principais filiais e empresas e pode ser consultada neste site. 

Nesta declaração qualquer referência ao Grupo Standard Bank, nós, inclui todas as entidades legais dentro da estrutura e clientes do Standard Bank, S.A., o cliente ou a sua referência a clientes de uma entidade legal dentro do Standard Bank, S.A.

1. Regulação da privacidade e proteção de dados 

Como operamos em vários países e através de várias entidades jurídicas, cumprimos as leis de protecção de dados e privacidade aplicáveis em cada um destes países. Consequentemente, a entidade jurídica específica do Standard Bank, S.A. que é responsável por determinar o objectivo e os meios de processamento das suas informações pessoais (parte responsável ou controlador), por outras palavras, a entidade jurídica que detém a relação comercial consigo não será sempre a mesma. Ser-lhe-á esclarecido quando utilizar um canal bancário (sucursal ou digital) para aceitar um produto ou serviço, quem é a parte responsável ou o controlador de dados. 

1.2. Qual é o objectivo e o âmbito desta declaração?

O objectivo desta declaração é informá-lo sobre como recolhemos, utilizamos, armazenamos, disponibilizamos, divulgamos, actualizamos, salvaguardamos, destruímos ou tratamos de outra forma (processamos) as suas informações pessoais (também referidas como dados pessoais em alguns países) e também para explicar os seus direitos relacionados com a privacidade das suas informações pessoais e como a lei o protege. 

Podemos combinar as suas informações pessoais, disponíveis em todo o Grupo, e utilizar as informações combinadas para qualquer das finalidades enunciadas nesta declaração, sempre que tenhamos motivos legais para o fazer. As suas informações pessoais podem ser processadas noutro país que não lhe proporcione a mesma protecção de dados que o país de origem, mas só processaremos e transferiremos informações pessoais para países que consideremos satisfatórios que proporcionem uma protecção de dados adequada.

A protecção da privacidade, confidencialidade e segurança das suas informações pessoais é muito importante para nós, pois é fundamental para nós manter a sua confiança e agir da forma correcta para satisfazer as suas necessidades. Por conseguinte, implementámos políticas e procedimentos à escala do Grupo para assegurar que as suas informações pessoais são protegidas.

1.3. O que é informação pessoal e que tipos de informação pessoal recolhemos?

Informação pessoal é qualquer informação a partir da qual se possa ser identificado.

As informações pessoais que podemos recolher sobre si incluem:

  • Nome, idade, género, sexo e números de identificação;
  • Endereços físicos e de e-mail e números de contacto;
  • Identificadores online e o seu comportamento online, tais como cookies e endereços IP;
  • Compromissos connosco, incluindo a utilização de produtos ou serviços, transacções, pedidos, consultas, pedidos e reclamações;
  • Informação financeira, incluindo no que diz respeito ao comportamento financeiro, objectivos e necessidades;
  • Relatórios internos e outros dados derivados com base nas informações pessoais que recolhemos;
  • Outras informações pessoais, incluindo detalhes biométricos, origem racial ou étnica, história e comportamento criminoso, história e saúde médica e as suas crenças e persuasões pessoais, tais como crenças religiosas, filosóficas, filiação sindical ou crenças políticas.

1.4. Como recolhemos as suas informações pessoais?

Recolhemos informações pessoais directamente de si ou por telefone ou através de canais on-line, tais como o nosso website, aplicações móveis, Internet Banking ou plataformas de mensagens electrónicas. 

Também recolhemos informações pessoais sobre o cliente a partir de outras fontes, quando lícitas e razoáveis, tais como terceiros com quem o cliente lida ou com quem o Standard Bank, S.A. interage para efeitos de condução dos seus negócios. Estes terceiros incluem:

  • Parceiros comerciais (incluindo parceiros e participantes envolvidos em programas de recompensa, campanhas ou outras actividades comerciais, parceiros de joint-venture, meios de comunicação social e parceiros de plataforma) ou empresas que possamos adquirir ou que se fundam connosco.
  • Fornecedores de serviços (incluindo processadores de pagamentos, fornecedores de redes de cartões, agências de cobrança e rastreio de dívidas, agências e gabinetes de crédito, fornecedores de serviços de comunicação electrónica, fornecedores de dados públicos e privados e fornecedores de verificação de dados, incluindo registos de dados, agregadores, motores de busca, fornecedores de listas de meios de comunicação social e de marketing).
  • Empregadores, consultores, agentes, associados, cessionários, sucessores, fiduciários, executores e terceiros nomeados (incluindo advogados e empreiteiros).
  • Departamentos governamentais, autoridades reguladoras, tribunais e agências de aplicação da lei, provedores de justiça e autoridades fiscais. 

 Se for um prestador de serviços de terceiros, podemos recolher informações pessoais sobre si como titular dos dados, a fim de assegurar que a relação comercial e os assuntos relacionados com o acordo entre si e nós possam ser cumpridos. O cliente garante que, se nos fornecer quaisquer informações pessoais sobre outras pessoas, tais como empregados, accionistas ou os seus Directores, está autorizado a partilhar connosco as suas informações pessoais para os fins estabelecidos na presente declaração.

Fornecer-nos a sua informação pessoal é geralmente voluntário. No entanto, pode ser obrigatório em determinadas circunstâncias, por exemplo quando se candidata a produtos e/ou serviços ou para cumprir a legislação contra o branqueamento de capitais. Se o cliente não nos fornecer as suas informações pessoais quando solicitado, poderemos não ser capazes de lhe fornecer os produtos ou serviços ou cumprir as nossas obrigações legais.

Sempre que nos fornecer informações pessoais de terceiros, deverá informá-los de que necessita de nos revelar as suas informações pessoais. Processaremos a informação de acordo com esta declaração.

1.5. Porque processamos as suas informações pessoais?

As nossas responsabilidades para consigo são muito importantes para nós e o nosso objectivo é fornecer-lhe serviços personalizados para satisfazer as suas necessidades. Podemos processar as suas informações pessoais por qualquer uma das razões descritas abaixo:

2. Requisitos dos contratos

Poderemos ter necessidade de processar as suas informações pessoais se o solicitarmos para celebrar ou executar sob contrato ou acordo com o cliente para um produto ou serviço que este tenha solicitado connosco ou através dos nossos parceiros comerciais com os quais tenhamos celebrado uma parceria, colaboração ou acordo de aliança ou para efeitos de:

  • Fornecer-lhe produtos e serviços que envolvam a abertura e manutenção da sua conta, a execução de transacções, a administração de reclamações quando aplicável, a cobrança de pagamentos que nos são devidos pelo cliente, a gestão dos nossos riscos e a manutenção da nossa relação global com o cliente;
  • Comunicar consigo em relação aos produtos ou serviços que tem connosco; ou
  • Fornecer-lhe mais informações que nos solicite relativamente aos produtos ou serviços que tem connosco.

3. Obrigações legais

Poderemos processar as suas informações pessoais pelas seguintes razões:

  • Completar as verificações de integridade e de conduta comercial necessárias para efeitos de conformidade, incluindo a devida diligência e os processos de bordo, as revisões de monitorização e de garantia e conduzir o rastreio de sanções contra quaisquer listas de sanções.
  • Para cumprir com outros requisitos de gestão de riscos, regulamentares e legislativos. 
  • Para cumprir os códigos de conduta voluntários e obrigatórios.
  • Detectar, prevenir e denunciar roubo, branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo, corrupção ou outra actividade potencialmente ilegal, ou actividade que possa levar à perda.
  • Processar e liquidar transacções e pagamentos.
  • Conduzir investigação e análise (que pode incluir a avaliação da adequação do produto, qualidade de crédito, riscos de seguro, riscos de mercado e acessibilidade económica, desenvolvimento de modelos e ferramentas de crédito e obtenção de informação relacionada).

4. Interesse legítimo

O Standard Bank, S.A. pode processar as suas informações pessoais na gestão regular dos seus negócios e para proteger os interesses do Banco e dos seus clientes, depositantes, accionistas, empregados e outros terceiros, incluindo os nossos parceiros comerciais e membros do público em geral. O Standard Bank, S.A.  pode processar a sua informação pessoal a fim de:

  • Manter, monitorizar, melhorar e desenvolver as nossas políticas, sistemas e controlos empresariais;
  • Manter e melhor a qualidade dos dados;
  • Conceber, desenvolver e testar produtos, serviços e soluções para os clientes, que podem incluir a combinação de fontes e tipos de informação pessoal em múltiplas entidades jurídicas e países, sujeitos ao cumprimento das leis aplicáveis;
  • Personalizar e personalizar produtos, serviços e soluções, mensagens e publicidade; 
  • Responder a inquéritos e comunicações de clientes e registar estas interacções para efeitos de análise e melhoramento; 
  • Gerir emergências empresariais e eventos de stress;
  • Processar e liquidar transacções e pagamentos;
  • Cumprir as obrigações de manutenção de registos;
  • Conduzir investigação e análise (entre outras coisas, para avaliar a adequação do produto, qualidade de crédito, riscos de seguro, riscos de mercado e acessibilidade de preços, para realizar perfis comportamentais, para desenvolver modelos e ferramentas de crédito e para obter informação relacionada);
  • Permitir que os clientes utilizem soluções de valor acrescentado e participem em programas de recompensa
  • Alcançar outros projectos relacionados.

5. Consentimento 

Para além das razões acima apresentadas, podemos processar as suas informações pessoais quando tivermos o seu consentimento específico para um fim definido. Procuraremos também o seu consentimento quando as leis aplicáveis o exigirem. 

Armazenaremos as suas informações pessoais de acordo com os nossos períodos de retenção definidos e posteriormente apagá-las-emos.

5.1. Onde processaremos as suas informações pessoais? 

Devido à natureza integrada dos negócios do Standard Bank, S.A. e para lhe proporcionar um acesso eficiente aos nossos produtos e serviços, podemos processar as suas informações pessoais na África do Sul e asseguraremos que estes cumpram com as normas mínimas de protecção de dados do Grupo Standard Bank.

O processamento integrado tem as seguintes vantagens para si:

  • Uma visão única e holística da sua informação que nos ajuda a gerir o seu perfil de cliente, autenticar a sua identidade e protegê-lo contra a fraude.
  • Melhoria dos processos comerciais e da prestação de serviços (e menos duplicação da informação fornecida).

5.2. Por quanto tempo retemos as suas informações pessoais?

Retemos as suas informações pessoais em conformidade com as nossas obrigações legais e regulamentares e para os nossos fins comerciais e operacionais, tal como salientado acima. Isto será geralmente por pelo menos quinze (15) anos a partir da sua última transacção connosco.

5.3. Como comunicaremos consigo?

Para além da comunicação presencial, utilizamos uma vasta gama de canais para o contactar relativamente aos seus produtos e serviços existentes e para o manter actualizado. Estes incluem SMS e-mail, chamadas telefónicas, chamadas automatizadas, notificações enviadas para o seu dispositivo móvel e notificações no interior do telemóvel. Precisamos de o manter actualizado numa base operacional contínua sobre os seus produtos e serviços existentes e as suas novas características, especialmente onde os estamos a tornar mais seguros e como tornamos a banca mais conveniente para si. Podemos contactá-lo através destes meios para fins de investigação ou para comunicar consigo para a comercialização de novos produtos ou serviços, conforme explicado mais detalhadamente abaixo. 

5.4. Como usamos as suas informações pessoais para efeitos de marketing?

Quer seja um cliente existente ou um potencial cliente com quem tenhamos tido interacções anteriores relativamente ao seu bem-estar ou necessidades financeiras, é importante para nós e, por conseguinte, gostaríamos de partilhar consigo informações sobre os nossos produtos, serviços e ofertas especiais (sujeito às leis locais aplicáveis). 

Se for um potencial cliente, e não tivermos tido qualquer interacção prévia ou relação consigo, procuraremos o seu consentimento expresso, em conformidade com as leis locais, para lhe comercializarmos eletronicamente. 

5.5. Quando, como e com quem partilharemos as suas informações pessoais?

Partilhamos informações com terceiros, auditores e consultores de apoio aos nossos serviços, com os nossos parceiros de confiança para lhe apresentar produtos e serviços, com agências e outras instituições financeiras sobre questões de crédito, fraude e risco, com validação de dados e fornecedores de confiança para verificar os seus dados e identidade e com o governo local e estrangeiro relevante e outras autoridades, conforme exigido por lei.

Temos um cuidado extra quando transferimos ou partilhamos informações e celebraremos contratos adequados com as partes de confiança com as quais partilhamos as suas informações, assegurando assim que os seus direitos ao abrigo da legislação relevante sobre protecção de dados são mantidos. 

5.6. Como protegemos as suas informações pessoais?

A segurança das suas informações pessoais é importante para nós e tomamos medidas razoáveis para manter as suas informações pessoais seguras e para prevenir a perda, destruição e danos ou acesso ilegal às suas informações pessoais por partes não autorizadas. Exigimos o mesmo nível de segurança a ser implementado pelos nossos prestadores de serviços e outros terceiros. Contudo, não deve partilhar ou enviar-nos qualquer informação pessoal através de canais não autorizados, uma vez que estes não são um meio de comunicação seguro e implicam um risco de intercepção e acesso não autorizado. Só deve partilhar informações pessoais através dos nossos canais autorizados.

5.7. Quais são os seus direitos?

Valorizamos a sua confiança e queremos que esteja familiarizado com os seus direitos ao abrigo da legislação e que saiba como os pode exercer nas suas interacções com o Standard Bank, S.A. Tem o direito a:

  • Aceder às informações pessoais que temos sobre si e a corrigir e actualizar as suas informações; 
  • Opor-se ao nosso processamento das suas informações pessoais, quando aplicável;
  • Solicitar que eliminemos as suas informações pessoais quando apropriado;
  • Ser notificado de que as suas informações pessoais estão a ser recolhidas por nós ou foram acedidas ou adquiridas por uma pessoa não autorizada;
  • Opor-se ao tratamento de informações pessoais para efeitos de marketing directo;
  • Não estar sujeito a processos de decisão automatizados relativamente a um pedido para produtos e/ou serviços, excepto em determinadas circunstâncias; e 
  • Solicitar as razões se o seu pedido de produtos e/ou serviços for recusado.

5.8. Uso de cookies no nosso website

Um "cookie" é um pequeno ficheiro de texto que é armazenado no seu computador, smartphone, tablet ou outro dispositivo quando visita um website ou utiliza uma aplicação. Ajuda a distingui-lo de outros utilizadores e contém informações específicas relacionadas com a sua utilização do nosso website ou aplicação, tais como os seus dados de login e as suas definições de preferências, e ajuda o website ou a aplicação a reconhecer o seu dispositivo. 

Os cookies ajudam a melhorar o funcionamento de um website ou aplicação e tornam mais fácil para nós proporcionar-lhe uma melhor experiência de utilizador nos nossos canais on-line. Para utilizar ou armazenar tipos de cookies que não são necessários para o funcionamento do website ou da aplicação e que são opcionais, obteremos primeiro o seu consentimento.

Por esse motivo, limitamos o uso de cookies a:

  • Fornecer produtos e/ou serviços que solicite;
  • Fazer publicidade através de comunicações de marketing;
  • Proporcionando-lhe uma melhor experiência on-line e acompanhamento do desempenho do website; e
  • Ajudando-nos a tornar o nosso website mais relevante para si.

 Utilizamos os seguintes tipos de cookies nos nossos canais online, tais como o nosso website.

  • Cookies estritamente necessário

Estes Cookies são obrigatórios e são necessários para o funcionamento eficaz do nosso website no seu dispositivo. Permitem-lhe utilizar o website e suas funcionalidades e não podem ser desligados.

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Estes são cookies opcionais que recolhem informações sobre a forma como se utiliza o website mas não qualquer informação pessoal. A informação sobre o desempenho é anónima e principalmente estatística e é utilizada para melhorar o desempenho do nosso website.

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Estes são cookies permanentes e opcionais que são armazenados no seu dispositivo até que atinjam uma data de validade definida ou até que os apague. Recordam as suas preferências ou acções no nosso website (ou em alguns casos em diferentes websites). Podemos utilizá-los por várias razões, por exemplo, para recordar as suas preferências e escolhas quando utiliza o nosso sítio Web, ou para exibir campanhas publicitárias relevantes para si.

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Estes cookies são propriedade e criados por um terceiro que nos fornece um serviço como a partilha de redes sociais, análise de websites ou marketing de conteúdos. Estes cookies destinam-se a recolher informações directamente do utilizador por nós e partilhamos as informações pessoais com terceiros através dos cookies que os terceiros armazenam no nosso website.

Quando utilizamos cookies para recolher informações pessoais, isso será sempre feito de acordo com esta declaração. Pode impedir o seu navegador de aceitar cookies, mas se o fizer, algumas partes do nosso website ou serviços on-line podem não funcionar correctamente. Recomendamos que autorize cookies. Explore as definições e opções no seu navegador para as desactivar ou activar, ou visite https://www.aboutcookies.org para obter informações detalhadas sobre a gestão de cookies.

5.9. Redes sociais

Quando se envolve connosco através das nossas contas nos meios de comunicação social, as suas informações pessoais podem ser processadas pelo proprietário da plataforma de meios de comunicação social. Este processo está fora do nosso controlo e as actividades de processamento podem ser realizadas num país fora do seu país de origem que pode ter leis de protecção de dados diferentes. Para mais informações sobre as práticas de privacidade de uma plataforma de redes sociais, consulte e leia os termos e condições dessa plataforma de redes sociais antes de a utilizar ou partilhar qualquer informação pessoal sobre a mesma.

As nossas contas nas redes sociais não são fóruns apropriados para discutir os produtos ou acordos financeiros dos nossos clientes. Nunca lhe pediremos para partilhar informações pessoais, de conta ou de segurança em plataformas de redes sociais. Podemos, contudo, pedir-lhe que nos envie uma mensagem em privado através de uma das nossas contas oficiais dos meios de comunicação social.

5.10. Geral

Podemos alterar esta declaração de tempos em tempos de acordo com alterações em nossos produtos ou serviços ou requisitos regulatórios. Faremos todos os esforços razoáveis para notificá-lo por meio de canais de comunicação adequados. 

Caso tenha alguma questão relacionada com o processamento das suas informações pessoais pelo Standard Bank, S.A. contacte o nosso Departamento Responsável pela Privacidade de Dados do Banco através do endereço electrónico [email protected]