Programas

O #ideatebootcamp é um programa de imersão presencial promovido em parceria com a IdeiaLab. Trata-se de uma experiência que estimula o empreendedorismo e desenvolvimento de ideias inovadoras para a resolução de desafios da comunidade.

Constituem 3 a 5 dias de formação, para criar e transformar ideias em acções concretas que permitam criar impacto e construir um negócio de elevado potencial.

É uma iniciativa destinada às empreendedoras moçambicanas que consiste na partilha de experiências por parte de empresárias já estabelecidas e na criação de redes de contacto entre as participantes.

Organizado pela Lionesses of Africa, em parceria com o Standard Bank e a Embaixada do Reino dos Países Baixos, trata-se de um evento que visa dar maior visibilidade às mulheres e, por via disso, alargar o seu acesso ao mercado e dar-lhes a oportunidade de criar redes de negócios.

Caso queira se juntar a rede de comunidade da Lionesses of Africa, siga o link: http://lionessesofafrica.ning.com/)  

O SeedStars Maputo é uma competição de startups moçambicanas que tem por objectivo contribuir para a criação de um ecossistema empresarial sustentável no País ao permitir que potenciais inovadores, empreendedores, bem como os já estabelecidos, tenham acesso aos recursos de que necessitam para materializar as suas ideias.

O primeiro classificado desta competição representa o País no SeedStars World, que visa colocar empreendedores de mercados emergentes no centro das atenções, para identificar as melhores startups e oferecer-lhes oportunidades de crescimento através da disponibilização de mentoria, bem como a exposição a investidores de todo o mundo.

Fruto da sua parceria com organizações juvenis, tais como a Comunidade Moçambicana de Desenvolvedores (MozDevz), a Google Developers Group (GDG-Maputo) e IxDA, a Incubadora de Negócios do Standard Bank tem acolhido eventos (debates e competições) ligados, essencialmente, à tecnologia, com realce para o desenvolvimento de softwares que resolvem problemas sociais.

Destacam-se, entre os eventos, o Hack Tech Talk, o Google I/O Extended, o GDG Extended, o Build Actions For Your Community, o Think Design Thinking, entre outros.

O que é e de onde surgiu o iCreate

iCreate é um programa de fortalecimento de capacidade focado em PMEs, preparando-as para escalabilidade e crescimento. Este programa é resultado de uma parceria entre a Eni Rovuma Basin, em representação dos Parceiros da Área 4 e a nossa Incubadora de Negócios. Este programa faz parte do plano de conteúdo local do Projeto Coral Sul e é dirigido a Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que atuam no mercado há mais de dois anos.

Qual é o grande objectivo do iCreate

O programa iCreate visa reforçar a capacidade das PMEs já estabelecidas no mercado e com elevado potencial de crescimento, de forma a torná-las mais competitivas e sustentáveis a longo prazo. Para além da formação, a iniciativa inclui aconselhamento e apoio à consultoria empresarial à medida das necessidades das empresas, que também estarão expostas às oportunidades de mercado e de financiamento. O programa oferece acesso a diversos serviços de apoio ao negócio, além de conteúdos de parceiros e especialistas de diversos sectores de atividade.

Durante a formação, serão abordados diversos temas para a sustentabilidade e crescimento das pequenas e médias empresas, nomeadamente "Oportunidades para PME", "Gestão em Tempos de Crise", "Marketing Digital", "Negócios Futuros", “ Evolução do Modelo de Negócio ”,“ Finanças para Empresas Não Financeiras ”,“ Soluções de Importação e Exportação ”,“ Riscos e Seguros ”e“ Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho ”.

Para quem é destinado o iCreate

Para a primeira edição do iCreate, foram selecionadas 25 PMEs de um total de 122 empresas que se candidataram a participar nos programas de imersão empresarial #Ideate Bootcamp, também organizados pela Incubadora de Negócios em parceria com a Eni Rovuma Basin, ao longo de 2019 e 2020.

Quanto tempo dura o iCreate

O programa de treinamento de 12 semanas acontecerá de 30 de setembro a 10 de dezembro deste ano.