Tipos de Fraudes

Phishing é uma burla por email, pela qual os burladores enviam emails a indivíduos e afirmam ser de uma organização confiável, como instituição bancária ou provedora de serviços de email.

O email tentará enganá-lo a fornecer informações de conta por várias razões, tais como necessidade de actualização ou validação das suas informações de conta, pedindo-lhe que clique num link ou icon incluído no email. Quando clicado, o link lançará um website falso que parece um website real. No website, ser-lhe-á solicitado que partilhe as suas informações da conta bancária pessoal, como nome de utilizador ou palavra-passe do seu perfil de banca online ou conta de email, ou até o seu número de celular e detalhes do cartão bancário. Quaisquer informações que partilhar no website falso serão capturadas pelos burladores e então usadas pare lhe defraudar.

Como identificar uma fraude phishing

Há sempre um sentido de urgência no email, seguido de uma ameaça — a suspensão da sua conta bancária, por exemplo — e solicitam-lhe que responda rapidamente. Isto não lhe dá muito tempo para pensar na situação em mãos e falar com pessoas de sua confiança.

O email indica que você foi vítima de fraude, ou que recebeu fundos, e que deve fazer log in das suas contas ‘aqui’ para reportar o incidente e cancelar o seu cartão bancário, ou dar autorização para libertar a quantia de dinheiro.
Solicitam-lhe que indique os seus detalhes pessoais e de conta via um hyperlink, anexo ou icon providenciados no email.

Uma fraude vishing é uma técnica electrónica comum que tenta aceder aos seus detalhes pessoais e de conta usando uma chamada de celular.
Receberá uma SMS não verificada, a indicar que um gerente do Standard Bank lhe contactará brevemente para actualizar ou verificar os seus detalhes de conta e informações pessoais. Os burladores contactar-lhe-ão telefonicamente para pedir-lhe que actualize ou verifique as suas informações. Você agradece, providenciando-lhes todas as informações necessárias que eles precisam para aceder à sua conta bancária. Lembre-se, o Standard Bank nunca solicitará seus detalhes bancários, palavra-passe, PIN ou Palavra-Passe One Time (OTP) por telefone.

Como verificar uma fraude vishing

Há um sentido de urgência na chamada telefónica, seguido de uma ameaça: a sua conta será suspensa se não indicar ou verificar as informações necessárias imediatamente. Isto não lhe dá muito tempo para pensar na situação em mãos e falar com pessoas de sua confiança.

Solicitam-lhe que actualize, verifique ou confirme as suas informações de conta pessoal, tais como número de conta bancária, PIN e/ou palavra-passe telefonicamente.

A fraude smishing tenta aceder às suas informações pessoais e confidenciais via SMS.
Receberá uma SMS alegadamente de uma organização reconhecida, como o Standard Bank, solicitando-lhe que contacte um número telefónico grátis. Quando contactar o número telefónico grátis, será atendido por um sistema falso de resposta de voz automática que lhe solicitará detalhes sensíveis, tais como número da sua conta, palavra-passe e PIN. Quando as informações necessárias forem fornecidas, os burladores têm acesso aos detalhes e podem usar as informações como desejarem. Lembre-se, o Standard Bank nunca solicitará seus detalhes bancários, palavra-passe, PIN ou OTP por telefone.

As fraudes smishing estão a tornar-se mais comuns, e perigosas, devido ao aumento da popularidade da banca móvel. Actualmente, as pessoas usam os seus smartphones para tudo, incluindo banca online, portanto, há muitas informações sensíveis em risco se o telefone for exposto a comportamento fraudulento.

Como identificar fraude smishing

Há um sentido de urgência seguido de ameaça — se não actualizar ou verificar as suas informações agora, a sua conta será suspensa — e encorajam-no a responder rapidamente. Isto não lhe dá muito tempo para pensar na situação em mãos ou falar com pessoas de sua confiança.
A SMS solicita-lhe que ligue para um número telefónico grátis.
Solicitam-lhe que actualize, verifique ou confirme os seus detalhes pessoais e informações de conta pessoal, tais como número de conta bancária, PIN e/ou palavra-passe, telefonicamente.

Um website falso alega ser o website legítimo de uma certa organização, e está definido para imitar o website original.
Geralmente, os websites falsos têm logos semelhantes aos da organização original que estão a imitar, e, em alguns casos, podem mesmo ser idênticos. Tipicamente, a intenção dum website falso é associar uma fraude a uma instituição de reputação, e está definido para validar outras fraudes, como a 419 ou fraude phishing.

Como identificar fraude de website falso

Solicitam-lhe que clique num hyperlink, anexo ou icon providenciados no email que lhe enviam a dirigi-lo para o website falso, em vez de digitar no URL directamente no browser.
Solicitam-lhe que divulgue detalhes pessoais ou informações de conta no website para o qual foi dirigido por via do email que recebeu.
O website falso, acedido por via do hyperlink dado no email, não tem um dos endereços de website oficial do Standard Bank’ ou URLs que usa normalmente para aceder a informações ou que use para aceder à banca online.

Roubo de identidade é o roubo de informações pessoais — BI, passaporte, carta de condução, recibo de pagamento, facturas municipais e extractos bancários — para serem usados em propósitos ilegais e fraudulentos. Os detalhes podem ser obtidos por roubo da sua carteira ou bolsa, que possa conter o seu BI, cartão de crédito, bem como email contendo extractos bancários e de cartão de crédito. Os burladores também são conhecidos por vasculharem baldes de lixo à procura de documentos privados contendo informações pessoais, e podem mesmo interceptar emails confidenciais. Seja vigilante quando preencher as suas informações pessoais num formulário para que os indivíduos que o observem fisicamente e vejam os seus batimentos de teclas quando digitar os seus detalhes pessoais e informações bancárias, não tenham acesso a estas informações sensíveis.

Como se proteger contra roubo de identidade

  • Gerir inteligentemente as suas informações pessoais. Guarde documentos pessoais e financeiros em segurança.
  • Destrua informações financeiras pessoais rasgando, triturando ou queimando antes de deitar fora.
  • Monitore os ciclos de extractos bancários para que saiba quando pode esperar o seu extrato, bem como quando não chegar.
  • Não tenha informações desnecessárias na sua carteira ou bolsa.
  • Crie PINs e palavras-passes fortes: não use escolhas óbvias tais como datas de nascimento e nomes próprios, e mantenha os PINs e palavras-passes em segurança.
  • Nunca divulgue informações pessoais por email ou telefone.
  • O que fazer se for vítima de fraude de identidade
  • Em caso de roubo de BI ou carta de condução, contacte imediatamente a linha de apoio de 24 horas ao cliente do Standard Bank: 800 412 412. Reporte imediatamente quaisquer actividades ou transacções suspeitas

A fraude de encontros e romance tenta tipicamente jogar com o lado emocional e compassivo dum indivíduo, na tentativa de roubar fundos.

Os burladores criam perfis falsos em websites legítimos de encontros ou plataformas de meios sociais para encontrar novas pessoas e, então, atraí-las para a sua trapaça. Irão convidá-lo ser amigo deles ou a falar com eles online, e são peritos em partilhar informações pessoais para construir confiança e criar um relacionamento consigo. Quando tiverem estabelecido a conexão desejada, podem tentar convencê-lo a enviar-lhes dinheiro ou a divulgar informações sensíveis, quer para ajudá-los numa crise pessoal ou para você pagar as despesas de viagem deles para aparentemente lhe visitarem. Quando lhes enviar os fundos, é provável que nunca mais volte a ouvir falar deles.

Como identificar fraude de encontros e romance

  • Receberá uma notificação de amigo ou convite de um indivíduo que não reconhece nem conhece;
  • Só conversou com o indivíduo online via um website de encontros ou plataforma de redes sociais;
  • Nunca o encontrou pessoalmente, apenas conversou online, e estão a pedir-lhe para adiantar pagamento ou para divulgar detalhes sensíveis;
  • Nota uma inconsistência na comunicação que lhe é enviada;
  • Eles têm um trabalho extraordinário — trabalham no exército ou na força aérea — e precisam que lhes ajude financeiramente.

A fraude de férias procura explorar turistas potenciais anunciando falsamente pacotes de férias ideais, acomodação ou timeshare na internet por via de anúncios classificados profissionais ou websites aparentemente legítimos.

Você depara com um website ou é-lhe enviado um email a promover um pacote de férias incrível. A oferta decorre por apenas algumas horas, por isso o tempo urge, você compra o pacote de acomodação através do website, que acredita ser genuíno, usando os detalhes do seu cartão de crédito. A compra passa, mas você nunca recebe o pacote que pagou. O website, a oferta, são falsos. Os burladores de férias agora têm acesso, não somente aos seus fundos, mas também aos detalhes da sua conta bancária, que podem usar fraudulentamente.

Como identificar burla de férias:

  • Se o pacote de férias parece ser muito bom para ser verdade, provavelmente é.
  • Depara com a oferta de acomodação num website que não reconhece ou é-lhe enviada a promoção via email não solicitado;
  • O URL começa por ‘http’ não por ‘https’;
  • Há um sentido de urgência na oferta de férias: você tem apenas horas antes que a oferta encerre, ou há apenas dois pacotes disponíveis. Isto não lhe dá muito tempo para pensar sobre a situação em mãos ou falar com pessoas de sua confiança;
  • É encorajado a divulgar informações pessoais rapidamente online;
  • No email que recebe, é solicitado a clicar no hyperlink, anexo ou icon para ver e pagar o pacote de férias;
  • Não consegue contactar uma agência de reputação para confirmar o pacote de férias. Os detalhes de contacto incluem números de telefone estrangeiros ou o proprietário / gestor de propriedade não respondem a emails.

A fraude de depósito e reembolso tenta roubar bens e serviços de um negócio sem efectivamente fazer os pagamentos necessários.
Os burladores encomendarão bens e serviços de sua empresa, fazendo supostamente o pagamento na sua conta. É feito maioritariamente por meio de cheque fraudulento ou roubado. Uma prova de pagamento falsa é enviada então para si, e a sua empresa entrega os bens ao perpetrador. Mais tarde, descobre-se que o cheque é fraudulento e que nenhuns fundos foram transferidos para a conta da sua empresa. Noutras ocasiões, o burlador pode cancelar a encomenda e solicitar o reembolso urgente.
Alternativamente, os burladores também podem depositar um cheque fraudulento na sua conta somente, para depois lhe contactarem a declarar que depositaram ‘erradamente’ fundos na sua conta. O autor da chamada pedirá que reembolse o montante imediatamente e que lhe envie a prova de pagamento.

Como identificar fraude de depósito e reembolso

  • É solicitado a reembolsar a um indivíduo, urgentemente após ele ter cancelado a sua encomenda, ou um pagamento é feito em ‘erro’.
  • É solicitado a reembolsar um indivíduo urgentemente antes que você tenha tempo para verificar com o Standard Bank se o depósito foi feito na sua conta e se realmente é válido.
  • Você não conhece a suposta pessoa que solicita o reembolso.
  • Você não tem a certeza se o pagamento é por depósito de cheque ou não.
  • Não consegue telefonar para o solicitante num número pré-determinado para confirmar o pedido.

A fraude de alteração de detalhes bancários tenta roubar fundos através do fornecimento de informações falsas de uma alteração de detalhes bancários.

Recebe um email, carta ou fax supostamente de um fornecedor reconhecido. A comunicação informa-lhe de uma alteração de detalhes de conta bancária e pede-lhe que actualize os seus registos em conformidade. Estes ‘novos’ detalhes de conta bancária são, contudo, falsos. O seu pagamento mensal é, portanto, pago ao burlador e não ao seu fornecedor como pretendido originalmente. Esteja sempre atento a detalhes de alteração de conta. Se for recebido um pedido, antes de alterar qualquer coisa, primeiro confirme com o fornecedor respectivo, com um contacto de sua confiança, por escrito ou por telefone.

Como identificar fraude de alteração de detalhes bancários

  • O pedido que receber para alterar detalhes da conta bancária do seu fornecedor não vem do seu ‘contacto’ usual ou ponto de contacto do fornecedor
  • O pedido de alteração de detalhes bancários não foi feito por via de correspondência oficial ou usando os detalhes de contacto que tem na sua base de dados.

A fraude de keylogger é um programa de software ou hardware informático que regista e faz o log de cada tecla pressionada num certo computador. O keylogger ajuda os burladores a salvar e obter acesso a informações confidenciais.

Quando a fraude de keylogger for implementada, os burladores poderão aceder aos detalhes de digitação de chave por via de um ficheiro no computador respectivo, ou poderão enviar os detalhes anonimamente via email. O keylogger regista cada tecla pressionada no computador, incluindo detalhes pessoais e confidenciais como palavras-passes, PINs e nomes de utilizadores. Estas informações privadas podem então ser usadas para actividades fraudulentas.
Os burladores de keylogger visam frequentemente internet cafés devido à conveniência dos terminais de computadores e sua anonimidade. Os burladores inserem o spyware nos computadores, registando todas as teclas pressionadas nos vários teclados. Os keyloggers registam quaisquer informações e acções executadas nos computadores, incluindo detalhes privados de login de perfis bancários de internet, perfis de cotas de email, perfis do Facebook, etc. e então encaminham os detalhes registados para os burladores em geral, permitindo-lhes fazer log in e aceder aos perfis respectivos.

Como identificar fraude de keylogger

  • Os keyloggers poem estar escondidos num anexo de email, instalados num cartão de memória ou ser instalados por via de apps nocivas ou websites maliciosos. Esteja atento quando indivíduos não confiados usarem o seu computador por qualquer razão.
  • Esteja sempre alerta a alterações de hardware ou software informático.
  • Tenha cuidado quando usar internet cafés. Não divulgue informações confidenciais num computador público desconhecido.
  • Recebeu um email desconhecido contendo anexos e hyperlinks desconhecidos. Não abra nenhuns emails, anexos ou hyperlinks de fontes desconhecidas.

A fraude 419, ou fraude de adiantamento de taxa, é uma forma fraude de pagamento adiantado ou transferência de dinheiro.

Você recebe um email, fax ou carta contendo uma oferta prometendo grandes somas de dinheiro (via herança, prémio de loto, etc.). Para ter acesso aos fundos, solicitam-lhe que pague uma taxa adiantada. Várias razões são dadas para a taxa adiantada, incluindo taxas de controlo cambial, taxas de direitos alfandegários e encargos bancários. Embora os detalhes exactos da fraude 419 variem, geralmente estão envolvidas grandes quantias de dinheiro. Essencialmente, quando fizer o pagamento adiantado, os burladores terão recebido tudo o que queriam de si e podem cessar a comunicação. Escusado será dizer que a transacção prometida nunca ocorrerá.
Os burladores 419 também são conhecidos por criarem websites falsos na tentativa de validar a fraude 419 pretendida. Para além do email, podem ser-lhe dados detalhes de login em falsos websites que parecem ser da banca de internet do Standard Bank. A página web falsa mostrar-lhe-á o seu saldo bancário cheio. A esperança é que se você vir um grande saldo bancário, seja mais provável tornar-se vítima de fraude 419.

Como identificar fraude 419

  • Do nada, você receberá uma promessa incrível de grandes somas de dinheiro (geralmente milhões de dólares ou libras) por pouco ou nenhum esforço da sua parte.
  • Não tem ideia de onde este dinheiro proposto vem.
  • Solicitam-lhe que providencie dinheiro adiantado, como taxa de processamento ou administração, para aceder aos fundos.
  • Há geralmente sentido de urgência, seguido de suborno emocional (alguém faleceu ou sofre de doença), incitando-o a responder rapidamente. Isto não lhe dá muito tempo para pensar na situação em mãos ou falar com pessoas de sua confiança.
  • Não conhece as pessoas que enviaram a comunicação, embora afirmem estar em posição de autoridade numa organização confiável.
  • Solicitam-lhe que forneça seus detalhes pessoais e de conta via hyperlink, anexo ou icon providenciados no email.

As Compras Online permitem que os consumidores comprem bens e serviços directamente a comerciantes na internet. Embora comprar on line tenha muitas vantagens — conveniência, rapidez e ampla escolha — comprar online também tem as suas quedas. Como qualquer coisa que fizer online, sempre que precisar de providenciar detalhes pessoais, tais como seu endereço de email, número de telefone e informações de cartão bancário, deve estar vigilante e atento a fraudes online e a actividades fraudulentas comuns ao mundo online.

Apesar dos benefícios de compras online serem consideráveis (convenientes, muitas informações e análises de clientes e ampla selecção, entre muitas outras coisas), é imperativo estar atento quando usar plataformas de compras online porque a fraude online é uma das formas mais espalhadas de cibercrime. Clique aqui para ler mais sobre fraudes online.

Como evitar Burlas online

  • Certifique-se de que a empresa é de reputação.
  • Certifique-se de que a empresa é de reputação: compre bens e serviços online somente a empresas que reconhecer e confiar. Se não está seguro sobre uma organização, investigue.
  • Certifique-se de que o site é seguro.
  • Certifique-se de que o site é seguro: procure símbolos de segurança tais como uma chave inteira ou cadeado e que o URL comece com “https” não com “http”, isto significa que ninguém, só o próprio e o comerciante, podem ver as suas informações de pagamento.
  • Registe-se no Serviço de Compras Seguras na Internet do Standard Bank:
  • Registe-se no Serviço de Compras Seguras na Internet do Standard Bank: esta é uma função de segurança adicional providenciada pela MasterCard e Visa que exige que registe a palavra-passe na empresa de cartões, mais ninguém pode usar o seu cartão sem esta palavra-passe.
  • Leia a política de privacidade do retalhista:
  • Leia a política de privacidade do retalhista: assegure-se de que o retalhista online tem uma política de privacidade aceitável e visível publicada no seu site. Se o retalhista não indicar explicitamente que não partilhará informações com terceiros sem seu conhecimento ou autorização, não divulgue os seus detalhes privados.
  • Mantenha registo das suas transacções:
  • Mantenha registo das suas transacções: guarde e imprima todas as confirmações das suas compras online. Verifique os seus extractos bancários regularmente e reporte imediatamente quaisquer actividades suspeitas ao Standard Bank.
  • Nunca pague bens ou serviços por email:
  • Nunca pague bens ou serviços por email: pagar via email não é seguro. Nunca deverá enviar informações de pagamento, tais como detalhes do cartão e número de CVV por email.
  • Nunca divulgue quaisquer informações confidenciais:
  • Nunca divulgue quaisquer informações confidenciais: não diga ao comerciante nenhumas palavras-passes ou PINs. Estas informações são somente para seu uso e conhecimento.
  • *Evite usar computadores públicos: não use computadores públicos (ex.: internet cafés) para banca pessoal e online, incluindo compras online porque podem conter software espião.
  • Evite usar computadores públicos:
  • Evite usar computadores públicos: não use computadores públicos (ex.: internet cafés) banca pessoal e online, incluindo compras online porque podem conter software espião.

A fraude de cheques usa cheques ilegais, fraudulentos, que parecem reais, no que parece ser uma transacção de negócios legítima. É imperativo que quem receber pagamentos por cheque espere até o cheque ter sido descativado antes de libertar quaisquer bens ou serviços pagos por cheque.

Como se proteger contra fraudes de cheques

  • Mantenha sempre o seu livre de cheques, cheques cancelados e extractos em lugar seguro.
  • Não assine cheques em branco.
  • Reporte cheques perdidos ou roubados e livros de cheques ao Standard Bank imediatamente.
  • Verifique os seus extractos de cheques mensalmente e faça reconciliação.
  • Levante sempre pessoalmente o seu novo livro de cheques.
  • Providencie ao Standard Bank assinaturas actualizadas de quem tem direito a assinar cheques da sua conta.

Quando preencher seus cheques

  • Preencha sempre totalmente os detalhes do beneficiário.
  • Inclua seus detalhes de conta quando fizer pagamentos de conta.
  • Use cruzamentos adequadamente.
  • Familiarize-se com a configuração dos cheques de diferentes bancos.
  • Escreva claramente com caneta de tinta permanente; isto tornará difícil alterar o seu cheque.
  • Escreva correctamente o nome completo do beneficiário. Evite usar abreviaturas.
  • Não faça correcções ou alterações. É melhor cancelar e preencher outro cheque.
  • Nunca deixe grandes espaços entre palavras e faça uma linha através de qualquer espaço não usado, para assegurar que nada poderá ser adicionado ao cheque.
  • Lembre-se de assinar sempre correcta e claramente o seu cheque.

Quando receber cheques

  • Aceite cheques somente de pessoas que conhece e confia.
  • Procure quaisquer alterações do beneficiário e do montante escrito por extenso e números.
  • Certifique-se que não há carimbos em áreas que possam esconder alterações.
  • Não aceite cheques passados com canetas de ponta de feltro preta.
  • Procure erros ortográficos em áreas impressas, como detalhes do sacador e nome da agência.
  • Tenha cuidado com manipulação da linha do código MICR (a área sombreada a preto).
  • Procure cheques desbotados porque podem ter sido usados químicos para remover informações.
  • Cuidado com cheques dactilografados.
  • Não aceite cheques não assinados.
  • Seja cuidadoso com cheques com assinaturas instáveis e não claras; isto pode indicar que a assinatura foi rastreada.
  • Certifique-se de que a mesma caneta foi usada em todo o cheque, bem como a caligrafia.

Numa fraude de troca de SIM, os golpistas executam a troca de SIM sem seu conhecimento, permitindo-lhes interceptar chamadas telefónicas, SMSs e mensagens.

Tipicamente, a troca de SIM ocorre após os burladores terem recebido os seus detalhes de login em resultado da sua resposta, por exemplo, um email phishing. Quando os burladores tiverem acesso ao seu número de celular e a outras informações pessoais, poderão fazer-se passar por si e pedir um novo cartão SIM ao seu provedor de serviços celulares. Então, eles terão acesso às suas chamadas telefónicas e SMSs, incluindo a facilidade de OTP SMS, bem como a quaisquer outras notificações que puderem usar para obterem vantagem fraudulenta.

Como identificar fraude de troca de SIM

  • De repente deixará de receber chamadas ou mensagens no seu telefone celular.
  • Não recebe a OTP que solicitou, mesmo depois de tentar pela segunda vez.
  • De repente, o seu celular não tem sinal de rede numa área de rede usual.