Gestão de Reclamações

A sua satisfação é uma prioridade para nós, por isso valorizamos as suas reclamações e sugestões.
Dispomos de um processo de gestão de reclamações eficiente e transparente, com o objectivo de resolver as suas questões de forma rápida, eficaz e melhorar a sua experiência na utilização dos nossos serviços.

Agradecemos pela sua colaboração e feedback.

O que é uma Reclamação?

Reclamação é toda e qualquer expressão de insatisfação verbal ou escrita.

As reclamações podem ser alegações que o Banco:

  • Transgrediu qualquer legislação, regulamento, código de conduta aplicável;
  • Transgrediu ou não cumpriu com alguma instrução dada por um cliente, ou qualquer acordo ou mandato celebrado com um cliente;
  • Agiu de forma fraudulenta, negligente, desonesta ou pouco profissional;
  • Tratou o cliente de forma irrazoável ou injusta;
  • Processou a informação pessoal do cliente ilicitamente e/ou de forma inaceitável;
  • Comprometeu a privacidade e/ou a segurança da informação pessoal do cliente; ou
  • Não ofereceu bens ou serviços de um nível razoável.

Canais e formas para apresentação de Reclamações

  • Livro de Reclamações: Disponível em todas as agências.
  • E-mail:[email protected]; [email protected]
  • Internet Banking: NetPlus App ou Web
  • Carta dirigida ao Banco: Entregue na agência mais próxima ou noutras formas de representação do Banco
  • Telefone: Linha verde: 800 412 412
  • Website: Clique aqui para registar.

Processo de Tratamento de Reclamações

1. Registo da Reclamação:

  • O cliente apresenta a sua reclamação através dos canais disponíveis.
  • Após o registo da ocorrência o cliente recebe por sms a referência do processo para fins de rastreamento.

2. Análise da Reclamação:

  • A área de suporte responsável pela matéria reclamada irá analisar a reclamação e conduzir a investigação de forma diligente e imparcial, colectando todas as informações necessárias para a resolução da reclamação.

3. Resposta à Reclamação:

  • O prazo para resposta à reclamação é de até 30 dias de calendário, contados a partir da data de recebimento da reclamação.
  • A resposta à reclamação deve ser por escrito, em linguagem clara, objectiva e fundamentada por elementos técnicos.

4. Desfecho da Reclamação:

  • O Banco emite a resposta formal à reclamação, por carta, e efectua o desfecho de acordo com o procedimento de gestão de reclamações.
  • O cliente é notificado por sms assim que a reclamação é concluida.

Princípios observados

1) Celeridade, eficácia e eficiência: as reclamações são tratadas de forma célere, eficaz e eficiente, com observância dos prazos estabelecidos para o efeito (até 30 dias de calendário).
2) Clareza: comunicamos usando linguagem clara e de fácil entendimento;
3) Gratuidade: o tratamento de reclamações não acarreta custos ou quaisquer encargos ao cliente; e
4) Recorribilidade: em caso de insatisfação com a resposta apresentada, poderá recorrer ao Banco de Moçambique, Tribunais, e demais entidades para resolução de conflitos.

Recurso em Caso de Insatisfação

Caso o cliente não esteja satisfeito com a resposta à sua reclamação, poderá recorrer às seguintes entidades:

  • Banco de Moçambique;
  • Tribunais Judiciais;
  • Os centros de arbitragem, conciliação e mediação de conflitos;
  • Os serviços ou unidades de tratamento de reclamações, denúncias ou atendimento aos consumidores; b) o Banco de Moçambique;
  • As associações de consumidores; Instituto do Consumidor.