Principais medidas de protecção

  • Esteja sempre alerta: os golpistas são bem conhecidos por atraírem as suas vítimas para acreditarem que eles são de instituições reconhecidas, como o Standard Bank. Não partilhe informações pessoais ou detalhes de conta via email ou telefonicamente.
  • Não clique em anexos, hyperlinks ou ícones em emails não solicitados. Mesmo que pareçam ser do Standard Bank. Apague o email imediatamente e visite o seu balcão mais próximo ou ligue-nos directamente para verificar o email e informações que tiver recebido.
  • Nunca partilhe detalhes pessoais ou confidenciais: Não divulgue quaisquer detalhes pessoais ou de conta via email ou telefonicamente, independentemente das informações que possam ter de si.
  • Mantenha-se atento a websites enganosos: Lembre-se de digitar sempre o URL no browser de internet para aceder à página web, em vez de clicar em hyperlinks dados.
  • Reporte fraudes suspeitas: Se pensa que recebeu uma burla, ou que foi vítima de burla, é melhor parar todas as formas de comunicação e reportar o incidente imediatamente.
  • Eis mais alguns modos de manter seus detalhes bancários protegidos:
  • Crie uma palavra-passe forte
  • Para manter seguro o seu perfil de banca online, siga estas dicas sobre como criar uma palavra-passe forte:
  • Use palavras-passe únicas para cada uma das suas contas.
  • Usar a mesma palavra-passe em todas as suas contas é arriscado. Se alguém descobrir a palavra-passe de uma conta, pode aceder a todas as suas outras contas, incluindo detalhes pessoais e informações confidenciais.
  • Inclua uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais.
  • Certifique-se de que a sua palavra-passe contenha pelo menos oito caracteres.
  • Não há mínimo de comprimento de palavra-passe, mas crie uma palavra-passe que tenha o comprimento de pelo menos oito caracteres. Isto ajudará a manter a sua palavra-passe forte e evitar que outros a adivinhem.
  • Evite informações conhecidas, como nomes, locais, palavras comuns.
  • A sua palavra-passe não deverá ser óbvia, por isso não use informações pessoais como o seu nome, nomes da sua família, onde vive, data de nascimento, etc. Não use palavras ou frases simples, como ‘palavra-passe’, ou padrões de teclado, como ‘qwerty’. Isto apenas fará com que seja fácil adivinhar a sua palavra-passe.
  • Altere a sua palavra-passe regularmente.
  • A sua palavra-passe é a chave da sua conta bancária e deverá ser alterada a intervalos regulares. Recomendamos que altere a sua palavra-passe a cada 30 dias.
  • Proteja a sua palavra-passe
  • Não divulgue sua palavra-passe, detalhes pessoais e informações confidenciais a ninguém — online ou ao telefone.
  • Protecção de Cartões & PIN
  • Nunca divulgue o número do seu Cartão, número de PIN que escolheu, nome de utilizador bancário, palavra-passe ou PIN de ATM a ninguém.
  • Não use o mesmo PIN em várias contas. Isto pode ser arriscado; se alguém descobrir a palavra-passe de uma conta, pode aceder a todas as suas outras contas.
  • Evite informações conhecidas, como a sua data de nascimento.
  • O seu PIN não deverá ser óbvio; não use informações pessoais como palavra-passe.
  • Altere o seu PIN regularmente
  • O seu PIN é a chave da sua conta bancária e deverá ser alterado a intervalos regulares. Recomendamos que altere o seu Pin a cada 30 dias.
  • Proteja o seu PIN
  • Se acha que seus detalhes bancários, palavra-passe ou PIN podem estar comprometidos, ou que o seu acesso bancário está em risco de algum modo, comunique-nos imediatamente. Para mais informações, ligue para a nossa Linha do Cliente 800 412 412.
  • Salvaguarde suas informações bancárias mantendo-se sempre alerta quando usar o seu log bancário em detalhes e informações bancárias, estando atento a burlas comuns e comportamentos fraudulentos, bem como reportando quaisquer actividades suspeitas.
  • Partilhe connosco e esteja protegido quando usar as nossas plataformas digitais.