Conferência Generation Ready
Foi, sexta-feira, 14 de Julho, em Maputo, apresentada a “Plataforma de Empregabilidade de Moçambique”, que visa o desenvolvimento de competências essenciais de empregabilidade necessárias para os jovens obterem emprego e progredirem nas suas carreiras profissionais.
Foi, sexta-feira, 14 de Julho, em Maputo, apresentada a “Plataforma de Empregabilidade de Moçambique”, que visa o desenvolvimento de competências essenciais de empregabilidade necessárias para os jovens obterem emprego e progredirem nas suas carreiras profissionais.
Concebida pela Field Ready Moçambique, com o apoio do Standard Bank, entre outros parceiros, a plataforma foi oficialmente lançada, no decurso da conferência “Generation Ready”, que reuniu líderes empresariais, funcionários do Governo, especialistas em educação e jovens, para o aprimoramento de ideias.
Integrado no painel subordinado ao tema “Plataforma de Empregabilidade: Criar Acesso Gratuito ao Treinamento e Recursos de Empregabilidade em Moçambique”, Guerra Guerra Mandlate, director de Pessoas e Cultura do Standard Bank, referiu que a participação do banco na plataforma incidiu sobre duas vertentes.
“Primeiro, realizamos um financiamento directo ao desenvolvimento da plataforma, ao abrigo do memorando de entendimento entre o banco e Field Ready. Segundo, apoiamos a produção de conteúdos sobre a literacia financeira, que serão disponibilizados nesta ferramenta”, explicou Guerra Mandlate.
Trata-se, conforme enfatizou, de viabilizar economicamente a plataforma, uma vez que a disponibilização de cursos nesta ferramenta de formação tornou-se gratuita devido ao suporte de parceiros como o Standard Bank, o que vai garantir a formação de um total de 2500 jovens dentro dos próximos dois a três anos.
Na opinião de Guerra Mandlate, a iniciativa da Field Ready, neste caso concreto, está alinhada aos valores que o banco também apregoa. “É uma forma de devolver às comunidades tudo aquilo que nos deram ao longo dos mais de 120 anos de implantação da instituição em Moçambique˝.
O Standard Bank, segundo frisou, tem realizado várias iniciativas conducentes à empregabilidade dos jovens, no País. “Um dos exemplos clarividentes, é o Programa de Desenvolvimento de Graduados, implementado pelo banco desde 2007, tendo já colocado no mercado de trabalho mais de 200 profissionais, dos quais 87% foram absorvidos pelo banco.
Intervindo ainda no mesmo painel, Gilberto Botas, presidente da Field Ready Moçambique, disse que, neste momento, a Plataforma de Empregabilidade de Moçambique conta com cerca de 3.500 jovens inscritos, que pretendem beneficiar da formação.
“É uma ferramenta que já está à disposição: Gentilmente financiada pelo Standard Bank, a plataforma vai permitir aos jovens, que procuram por uma oportunidade para se formarem, aceder aos vários cursos que existem nesta. É mais uma oportunidade que o Governo está a dar aos jovens que, por algum motivo, não conseguiram emprego logo após a sua formação, mas que agora podem fazer um curso e aumentar o grau de sua empregabilidade”, finalizou Gilberto Botas.