Standard Bank apoia demonstração de Harlem Globetrotters em Maputo
O pavilhão do Maxaquene foi palco, no sábado, 28 de Outubro, de uma sessão de demonstração de basquetebol promovida pela Visão Mundial no âmbito da sua campanha de angariação de fundos e apoio para a implementação dos seus projectos humanitários.
O evento contou com a participação de três elementos da equipa de basquetebol profissional norte-americana Harlem Globetrotters, famosa pelas suas habilidades na modalidade e que já fez mais de 25 mil apresentações em mais de 118 países.
Para além de brindar o público com demonstrações de habilidades, o trio participou num desafio de lançamentos ao cesto, do qual se saiu vencedor diante de uma equipa constituída por igual número de jogadores moçambicanos.
Os três elementos da equipa norte-americana, nomeadamente Hoops Green, Zues McClurkin e Anthony Buckets, permaneceram no País por um período de 10 dias, a maior parte dos quais passados em alguns pontos da província de Gaza, onde a Visão Mundial desenvolve as suas actividades em áreas ligadas à educação, saúde, saneamento, entre outras.
De acordo com Eleutério Fenita, director para a área de Advocacia e Justiça da Criança da Visão Mundial, “em Gaza, os Harlem Globetrotters puderam testemunhar os avanços que temos estado a registar nos últimos anos no que diz respeito à promoção do bem-estar da criança, embora ainda persistam muitos desafios”.
“Essa foi uma das razões por que convidámos os Harlem Globetrotters para conhecer a nossa realidade e os desafios que ainda temos pela frente, tais como as altas taxas de casamentos prematuros e de abandono escolar, etc. Eles regressam ao seu País como embaixadores da boa-vontade da criança moçambicana”, explicou o director para a área de Advocacia e Justiça da Criança da Visão Mundial.
Por seu turno, o director nacional para a área dos Desportos, Francisco José da Conceição, referiu que a vinda dos Harlem Globetrotters ao País vai ajudar a disseminar a mensagem sobre a necessidade de a sociedade promover e defender os direitos da criança.
Para além disso, Francisco José da Conceição realçou a importância de envolver os fazedores do desporto, neste caso os Harlem Globetrotters, nesta iniciativa, que vai, de certa forma, “contribuir para a redução das taxas de abandono escolar e de casamentos prematuros nas comunidades”.
Já o porta-voz dos Harlem Globetrotters, Anthony Buckets chamou à atenção para a necessidade do envolvimento de todos os segmentos da sociedade moçambicana para o sucesso desta luta.
“Cada um de nós pode dar o seu contributo na luta contra os casamentos prematuros e outros males que comprometem o crescimento são das crianças”, considerou Anthony Buckets, que apelou às entidades governamentais, e não só, a apostarem na massificação do desporto através da construção de infra-estruturas para a sua prática nas comunidades.
“As crianças devem fazer o que gostam, sem nenhuma pressão. Construir um campo para a prática do desporto, por exemplo, é uma forma de as afastar das drogas, do álcool e de outros males”, defendeu o porta-voz dos Harlem GlobeTrotters.
Importa referir que este evento foi organizado com o apoio de diversos parceiros, dentre os quais o Standard Bank, que tem a criança no centro das suas actividades de responsabilidade social, razão pela qual apoiou esta iniciativa que está centrada no desenvolvimento de acções humanitárias em prol de crianças desfavorecidas.