Compras Online

As Compras Online permitem que os consumidores comprem bens e serviços directamente a comerciantes na internet. Embora comprar on line tenha muitas vantagens — conveniência, rapidez e ampla escolha — comprar online também tem as suas quedas. Como qualquer coisa que fizer online, sempre que precisar de providenciar detalhes pessoais, tais como seu endereço de email, número de telefone e informações de cartão bancário, deve estar vigilante e atento a fraudes online e a actividades fraudulentas comuns ao mundo online.

Apesar dos benefícios de compras online serem consideráveis (convenientes, muitas informações e análises de clientes e ampla selecção, entre muitas outras coisas), é imperativo estar atento quando usar plataformas de compras online porque a fraude online é uma das formas mais espalhadas de cibercrime. Clique aqui para ler mais sobre fraudes online.

Como evitar Burlas online

  • Certifique-se de que a empresa é de reputação.
  • Certifique-se de que a empresa é de reputação: compre bens e serviços online somente a empresas que reconhecer e confiar. Se não está seguro sobre uma organização, investigue.
  • Certifique-se de que o site é seguro.
  • Certifique-se de que o site é seguro: procure símbolos de segurança tais como uma chave inteira ou cadeado e que o URL comece com “https” não com “http”, isto significa que ninguém, só o próprio e o comerciante, podem ver as suas informações de pagamento.
  • Registe-se no Serviço de Compras Seguras na Internet do Standard Bank:
  • Registe-se no Serviço de Compras Seguras na Internet do Standard Bank: esta é uma função de segurança adicional providenciada pela MasterCard e Visa que exige que registe a palavra-passe na empresa de cartões, mais ninguém pode usar o seu cartão sem esta palavra-passe.
  • Leia a política de privacidade do retalhista:
  • Leia a política de privacidade do retalhista: assegure-se de que o retalhista online tem uma política de privacidade aceitável e visível publicada no seu site. Se o retalhista não indicar explicitamente que não partilhará informações com terceiros sem seu conhecimento ou autorização, não divulgue os seus detalhes privados.
  • Mantenha registo das suas transacções:
  • Mantenha registo das suas transacções: guarde e imprima todas as confirmações das suas compras online. Verifique os seus extractos bancários regularmente e reporte imediatamente quaisquer actividades suspeitas ao Standard Bank.
  • Nunca pague bens ou serviços por email:
  • Nunca pague bens ou serviços por email: pagar via email não é seguro. Nunca deverá enviar informações de pagamento, tais como detalhes do cartão e número de CVV por email.
  • Nunca divulgue quaisquer informações confidenciais:
  • Nunca divulgue quaisquer informações confidenciais: não diga ao comerciante nenhumas palavras-passes ou PINs. Estas informações são somente para seu uso e conhecimento.
  • *Evite usar computadores públicos: não use computadores públicos (ex.: internet cafés) para banca pessoal e online, incluindo compras online porque podem conter software espião.
  • Evite usar computadores públicos:
  • Evite usar computadores públicos: não use computadores públicos (ex.: internet cafés) banca pessoal e online, incluindo compras online porque podem conter software espião.