Fraude de depósito e reembolso

A fraude de depósito e reembolso tenta roubar bens e serviços de um negócio sem efectivamente fazer os pagamentos necessários.
Os burladores encomendarão bens e serviços de sua empresa, fazendo supostamente o pagamento na sua conta. É feito maioritariamente por meio de cheque fraudulento ou roubado. Uma prova de pagamento falsa é enviada então para si, e a sua empresa entrega os bens ao perpetrador. Mais tarde, descobre-se que o cheque é fraudulento e que nenhuns fundos foram transferidos para a conta da sua empresa. Noutras ocasiões, o burlador pode cancelar a encomenda e solicitar o reembolso urgente.
Alternativamente, os burladores também podem depositar um cheque fraudulento na sua conta somente, para depois lhe contactarem a declarar que depositaram ‘erradamente’ fundos na sua conta. O autor da chamada pedirá que reembolse o montante imediatamente e que lhe envie a prova de pagamento.

Como identificar fraude de depósito e reembolso

  • É solicitado a reembolsar a um indivíduo, urgentemente após ele ter cancelado a sua encomenda, ou um pagamento é feito em ‘erro’.
  • É solicitado a reembolsar um indivíduo urgentemente antes que você tenha tempo para verificar com o Standard Bank se o depósito foi feito na sua conta e se realmente é válido.
  • Você não conhece a suposta pessoa que solicita o reembolso.
  • Você não tem a certeza se o pagamento é por depósito de cheque ou não.
  • Não consegue telefonar para o solicitante num número pré-determinado para confirmar o pedido.