Roubo de identidade

Roubo de identidade é o roubo de informações pessoais — BI, passaporte, carta de condução, recibo de pagamento, facturas municipais e extractos bancários — para serem usados em propósitos ilegais e fraudulentos. Os detalhes podem ser obtidos por roubo da sua carteira ou bolsa, que possa conter o seu BI, cartão de crédito, bem como email contendo extractos bancários e de cartão de crédito. Os burladores também são conhecidos por vasculharem baldes de lixo à procura de documentos privados contendo informações pessoais, e podem mesmo interceptar emails confidenciais. Seja vigilante quando preencher as suas informações pessoais num formulário para que os indivíduos que o observem fisicamente e vejam os seus batimentos de teclas quando digitar os seus detalhes pessoais e informações bancárias, não tenham acesso a estas informações sensíveis.

Como se proteger contra roubo de identidade

  • Gerir inteligentemente as suas informações pessoais. Guarde documentos pessoais e financeiros em segurança.
  • Destrua informações financeiras pessoais rasgando, triturando ou queimando antes de deitar fora.
  • Monitore os ciclos de extractos bancários para que saiba quando pode esperar o seu extrato, bem como quando não chegar.
  • Não tenha informações desnecessárias na sua carteira ou bolsa.
  • Crie PINs e palavras-passes fortes: não use escolhas óbvias tais como datas de nascimento e nomes próprios, e mantenha os PINs e palavras-passes em segurança.
  • Nunca divulgue informações pessoais por email ou telefone.
  • O que fazer se for vítima de fraude de identidade
  • Em caso de roubo de BI ou carta de condução, contacte imediatamente a linha de apoio de 24 horas ao cliente do Standard Bank: 800 412 412. Reporte imediatamente quaisquer actividades ou transacções suspeitas