Smishing
A fraude smishing tenta aceder às suas informações pessoais e confidenciais via SMS.
Receberá uma SMS alegadamente de uma organização reconhecida, como o Standard Bank, solicitando-lhe que contacte um número telefónico grátis. Quando contactar o número telefónico grátis, será atendido por um sistema falso de resposta de voz automática que lhe solicitará detalhes sensíveis, tais como número da sua conta, palavra-passe e PIN. Quando as informações necessárias forem fornecidas, os burladores têm acesso aos detalhes e podem usar as informações como desejarem. Lembre-se, o Standard Bank nunca solicitará seus detalhes bancários, palavra-passe, PIN ou OTP por telefone.
As fraudes smishing estão a tornar-se mais comuns, e perigosas, devido ao aumento da popularidade da banca móvel. Actualmente, as pessoas usam os seus smartphones para tudo, incluindo banca online, portanto, há muitas informações sensíveis em risco se o telefone for exposto a comportamento fraudulento.
Como identificar fraude smishing
Há um sentido de urgência seguido de ameaça — se não actualizar ou verificar as suas informações agora, a sua conta será suspensa — e encorajam-no a responder rapidamente. Isto não lhe dá muito tempo para pensar na situação em mãos ou falar com pessoas de sua confiança.
A SMS solicita-lhe que ligue para um número telefónico grátis.
Solicitam-lhe que actualize, verifique ou confirme os seus detalhes pessoais e informações de conta pessoal, tais como número de conta bancária, PIN e/ou palavra-passe, telefonicamente.