Australiano campeão absoluto do Standard Bank Open

22 de junho de 2016

O tenista australiano Marc Polmans (696 do ranking da ATP) sagrou-se campeão absoluto dos Futures da 6ª edição do Standard Bank Open, ao vencer, na final realizada no 19 de Junho, em Maputo, o seu compatriota, Jeremy Beale (1021 do ranking da ATP), por dois sets a zero, com os parciais 6-1 e 6-1.

Marc Polmans já tinha, igualmente, vencido, na semana anterior, o primeiro Future, ao derrotar o tenista sul-africano Lloyd Harris, (311 do ranking da ATP), numa partida renhida, por dois sets a um, com os parciais 4/6, 6/2 e 7/5.

Ainda na 6ª edição do Standard Bank Open, a dupla Ribeiro/Martins conquistou o primeiro lugar em pares veteranos, enquanto o tenista Armindo Nhavene Jr. venceu em júniores rapazes, sub-18.

Em singulares senhoras (PRO) Cláudia Sumaia ocupou a primeira posição, após vencer a tenista sul-africana residente em Maputo, Ohmar Fernandez, por dois sets a um, com os parciais 6-4, 4-6 e 6-2. As finais de juniores sub-14 e pares homens foram ganhas pelos tenistas Ricardo Jorge Jacinto e a dupla de irmãos zimbabweanos Benjamin e Courtney Lock, respectivamente.

O tenista Jossefa Simão sagrou-se campeão da categoria Top Moz do torneio, tendo derrotado Hercílio Seda pelos parciais 6-4 e 6-1. Já a dupla Luca Figueiredo/Salomão Santos venceu Edilson Rosa/Nelo Maposse, em pares, sub-12.

Fazendo uma avaliação da 6ª edição da prova, o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, disse estar satisfeito com o alto nível de organização do evento, assim como com da qualidade competitiva dos tenistas.

“Este ano integramos no torneio a formação dos árbitros nacionais, o que poderá contribuir para a melhoria do nível de competição, particularmente dos atletas nacionais. Quero parabenizar os atletas moçambicanos que conseguiram qualificar-se para os Futures”, indicou, reiterando o compromisso do banco em prosseguir com o seu apoio, visando o desenvolvimento do desporto nacional.

Importa realçar, que ainda no âmbito do Standard Bank Open, a organização levou a cabo, na sexta-feira última, uma formação de jornalistas em matéria de ténis, para uma melhor abordagem dos conteúdos sobre esta modalidade. O curso, realizado nas instalações do Comité Olímpico de Moçambique, em Maputo, foi ministrado pelo oficial da Federação Internacional de Ténis (ITF), Ian Smith.

O ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, disse, no início do segundo Future, que o Standard Bank Open constitui uma grande oportunidade para os tenistas nacionais conviverem com tenistas de outros quadrantes do mundo e colher experiências.

“Queremos que mais meninos pratiquem o ténis, um desporto que é saudável e que ajuda mentalmente os atletas”, frisou o governante.