Colaboradores do Standard Bank apoiam Infantário da Matola

13 de setembro de 2018

Colaboradores do Standard Bank realizaram, no sábado, 25 de Agosto, uma acção de beneficência no Infantário da Matola, na província de Maputo, que consistiu na pintura dos dormitórios, limpeza e doação de roupa, calçado, material de higiene e limpeza, bem como produtos alimentares não perecíveis. 

Para além destas actividades, inseridas no âmbito das acções de responsabilidade social dos colaboradores do Standard Bank, associadas às celebrações dos 124 anos de implantação do banco em Moçambique, estes confeccionaram alimentos e almoçaram com os utentes do infantário, que acolhe, neste momento, 93 crianças e adultos, 82% dos quais com necessidades especiais. 

Após a chegada ao local, os colaboradores distribuíram camisetas aos utentes do infantário e dividiram-se em três grupos (limpeza, pintura e cozinha), tendo sido nomeado um líder para cada um deles para permitir uma melhor coordenação dos trabalhos.

Manuel Munguambe, afecto ao Departamento Administrativo, foi o responsável pelo grupo de limpeza e explicou que o trabalho foi bem-sucedido porque, antes, dividiram-se em dois sub-grupos e identificaram os pontos críticos, principalmente na parte exterior dos dormitórios.

“Acreditamos que eles fazem a limpeza todos os dias, mas talvez haja pontos que não conseguem varrer frequentemente. Por isso juntámos as nossas forças e efectuámos a limpeza. Foi uma boa iniciativa”, disse.

Eulália Belchior, da Direcção Financeira, esteve a liderar o grupo da cozinha e falou dos critérios que estiveram por detrás da escolha dos pratos confeccionados. “Escolhemos algo simples e apropriado para pessoas com necessidades especiais. Para o efeito, preparámos feijoada, batata frita, frango grelhado e sopa, que são os pratos preferidos das crianças, para além de serem nutritivos”.

Num outro desenvolvimento, Eulália Belchior fez uma avaliação positiva da iniciativa, bem como do trabalho efectuado no local. “Com a ajuda dos colegas, correu tudo bem. Estaríamos nas nossas casas a fazer outras coisas, mas doámos o nosso tempo e estamos aqui a passar o dia com as crianças”.

Esta opinião foi partilhada por Leovigildo Reis, da Direcção de Tecnologias de Informação, que esteve à frente do grupo de pintura. “É uma boa iniciativa, não por estar associada à celebração dos 124 anos do Standard Bank, mas sim pelo facto de os colaboradores se terem juntado por uma causa maior. Saímos daqui com um espírito de contribuição e interacção fortalecido”.

Sobre o trabalho de pintura, Leovigildo Reis disse que o grupo contou com a ajuda de um pintor profissional, que transmitiu noções básicas do processo. “Saímo-nos bem, apesar de ser a primeira vez a fazermos um trabalho do género. Valeu, para isso, a ajuda do pintor e dos colegas”.

Com a iniciativa, os colaboradores pretendiam proporcionar um dia diferente e especial aos utentes do infantário, que chegam àquele local através da Direcção Provincial de Acção Social de Maputo, partindo das esquadras e das delegações do Instituto Nacional da Acção Social (INAS). 

"Decidimos proporcionar um dia diferente aos utentes deste infantário, oferecendo o que é mais importante para nós: amor e carinho. É muito gratificante passar o dia com eles, pois dificilmente vêem outras pessoas, para além das que fazem parte do seu meio", afirmou o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, Alfredo Mucavela. 

O Infantário da Matola tem beneficiado das acções de responsabilidade social corporativa do Standard Bank, desde 2016, ano em que recebeu do banco um cheque no valor de 200 mil meticais, para suprir parte das suas necessidades. 

Relativamente às acções realizadas no sábado, Alfredo Mucavela disse terem sido gratificantes, principalmente por terem contribuído para alegrar as crianças: "É uma sensação de alegria ter confraternizado com estas crianças, às quais prometemos voltar num outro dia". 

Por seu turno, Paulo Sérgio, director do infantário, enalteceu o gesto dos colaboradores do Standard Bank, que, no seu entender, demonstra a sua preocupação com o bem-estar das crianças, em particular as portadoras de necessidades especiais.

“O Standard Bank e os seus colaboradores já são amigos do Infantário da Matola. Esta não é a primeira vez que vêm aqui transmitir carinho e afecto aos meninos. Sempre estiveram connosco, dando o seu contributo no atendimento a crianças com necessidades especiais", considerou Paulo Sérgio, que afirmou que os donativos vão ajudar a suprir as necessidades da instituição.       

António Muchanga, carinhosamente tratado por Tony, de 12 anos de idade, é um dos utentes do Infantário da Matola. Para si, mais do que os donativos, os colaboradores do Standard Bank levaram àquele local algo mais importante: o amparo: "Foi muito bom terem passado o dia connosco. O carinho e a ajuda dos titios são muito importantes para nós e transmitem-nos a sensação de protecção. Que venham mais vezes, as portas estarão sempre abertas", referiu o pequeno Tony.