Com a emissão de perto 4.000 documentos de identificação: Campanha de cidadania prossegue em Nacala Porto

20 de outubro de 2016

No prosseguimento do projecto de cidadania, promovido pelo Standard Bank, um total de 3.851 documentos de identificação, entre Bilhetes de Identidade (BIs) biométricos, NUITs-Número Único de Identificação Tributária, cédulas pessoais e certidões de nascimento foram, gratuitamente, emitidos, entre os dias 27 de Setembro e 2 de Outubro, no município de Nacala Porto, província de Nampula.

Durante seis dias de trabalho, as brigadas móveis da Direcção Nacional de Identificação Civil, da Autoridade Tributária de Moçambique e do Registo e Notariado processaram 2.787 títulos de identificação para BIs, 486 NUITs, 529 cédulas pessoai s e 49 certidões de nascimento, respectivamente.

Devido à preocupante falta de documentos de identificação em Moçambique, sobretudo nas zonas rurais, muitas comunidades perdem os seus direitos e oportunidades de usufruir de alguns benefícios de desenvolvimento.

Esta campanha de registo de crianças e emissão de Bilhetes de Identidade e NUITs, em Nacala Porto, enquadra-se na estratégia do Banco, visando criar condições para o bem-estar das comunidades onde a instituição financeira opera.

O presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, Tomaz Salomão, disse, a propósito, que a iniciativa do Banco tem por objectivo promover o gozo efectivo de cidadania aos cidadãos de Nacala, dando-lhes a identidade civil que precisam para aceder aos serviços públicos.

 “Também, pretendemos apoiar as iniciativas do Governo com vista ao alargamento da base  tributária e, ainda, contribuir para reduzir o fosso entre cidadãos com e sem Bilhetes de Identidade biométricos, que hoje é um requisito básico para a aquisição de outros documentos vitais”, sublinhou.

Para a conservadora do Registo e Notariado de Nacala Porto, Maria Inês da Costa, a campanha de cidadania do Standard Bank, promovida em Nacala, constitui uma mais-valia para a população, porque vai ajudar a minimizar o problema da falta de documentos pessoais, uma vez que muitas crianças vivem, aparentemente, desamparadas e sem identificação civil.

“Este processo vai ajudar igualmente a conservatória a estar mais próxima dos cidadãos, razão pela qual nós agradecemos ao Banco pela iniciativa, numa altura em que muitas pessoas não têm procurado a conservatória para regularizar o registo dos seus filhos, devido a vários factores, nomeadamente a falta de recursos e educação cívica”, frisou Maria Inês da Costa.

Um dos beneficiários do projecto, Adriano Rodolfo, manifestou-se favorável ao projecto do Banco em Nacala: “É de louvar esta acção, pois o Banco está a ajudar à população de Nacala Porto, que por vezes não tem tempo de ir à Direcção de Identificação Civil, para obter o Bilhete de Identidade. Além disso, a difícil situação financeira que assola muitas famílias faz com que as pessoas tenham outras prioridades”, referiu o jovem.

Acrescentou que “no meu caso, por exemplo, o BI ia caducar no próximo mês, daí que aproveitei esta ocasião, que o banco nos proporcionou, para renová-lo sem pagar nada. Agora já posso prosseguir normalmente com a minha vida”.