Conferência sobre o sector imobiliário

27 de julho de 2022

O Standard Bank mostra-se optimista em relação ao desenvolvimento do sector imobiliário comercial em Moçambique, impulsionado pelo abrandamento das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, e, principalmente, pelo iminente início da exportação do Gás Natural Liquefeito (GLN) pela plataforma flutuante do Projecto Coral FLNG, e pela possível retoma à curto prazo das actividades por parte da Total e outras parceiras petrolíferas ligadas ao Projecto de GLN em terra Moz LNG, na bacia do Rovuma, província nortenha de Cabo Delgado.

Diante destas perspectivas, diversos intervenientes, entre investidores, financiadores, correctores e agentes imobiliários, e outras partes interessadas participaram, quarta-feira, 29 de Junho, na cidade de Maputo, no Fórum Imobiliário de Moçambique (MozamReal), patrocinado pelo Standard Bank, para, em conjunto, partilharem experiências e, acima de tudo, darem o seu contributo para o crescimento do sector.

Intervindo na cerimónia de abertura, o Director para o Sector de Energia, Infraestruturas e Sector Imobiliário Comercial da Banca de Investimentos do Standard Bank, Edson Machel, referiu-se à importância do evento, que, na sua opinião, afigura-se como uma plataforma de discussão que contribui sobremaneira para o crescimento e desenvolvimento do sector imobiliário no País, ajustando-o aos mais elevados padrões ao nível da região e do mundo.

“O MozamReal permite que os diversos intervenientes partilhem ideias e dêem o seu contributo para que tenhamos um sector imobiliário mais robusto”, considerou Edson Machel, para quem o encontro serviu para perceber até que ponto o País está preparado e como se deve preparar para responder de forma adequada à demanda que poderá surgir nos próximos anos.

“Há melhorias que devem ser feitas, pois temos que estar preparados para servir às necessidades que poderão advir, por exemplo, da exploração do gás natural, concretamente nas áreas residencial, logística, distribuição e armazenagem, escritórios, acomodação corporativa, centros comerciais, entre outras, sem contar que temos uma classe emergente no País, que deve merecer a nossa atenção”, frisou.

Durante o evento, Edson Machel partilhou a experiência do Standard Bank, na qualidade de um dos principais atores do ramo financeiro no sector imobiliário comercial no País, um sector para o qual pretende continuar a contribuir para o seu desenvolvimento e modernização.

“Somos um actor extremamente importante neste sector, mas o nosso papel não se cinge meramente à assessoria, estruturação e financiamento. Somos um interlocutor e facilitador válido para o crescimento do sector em Moçambique. É por isso que o Standard Bank tem patrocinado, igualmente, plataformas como estas (MozamReal) como forma de promover discussões relevantes para o desenvolvimento do sector imobiliário, tanto ao de operação como ao nível regulatório, assim como das melhores práticas internacionais”, concluiu.

Importa realçar que, para além de financiador, o Standard Bank tem parcerias em toda a cadeia de valor do sector, que permitem alavancar o funcionamento eficiente do ecossistema imobiliário no País.