Formados professores em materias de xadrez

11 de julho de 2012

Concluíram a sua formação, em xadrez, os 150 professores que se preparam para leccionar esta modalidade desportiva, em 104 escolas primárias da capital, no âmbito do projecto de massificação do xadrez, financiado pelo Standard Bank.

O curso, promovido pela Academia de Xadrez da Matola, com o seu término no dia 5 de Julho, teve uma duração de três dias.

Para a prossecução deste projecto, que visa a massificação desta modalidade nas escolas primárias da cidade de Maputo, o Standard Bank disponibilizou à Academia de Xadrez materiais diversos como tabuleiros, livros, entre outros, que serão utilizados nas diversas fases do projecto.

Intervindo na cerimónia de encerramento do curso, Alfredo Lemos, representante do Standard Bank, disse ser “nossa expectativa que todos professores tenham assimilado correctamente as lições de modo a que façam uma passagem eficaz de conhecimento”.

“Como todos sabemos, só com professores altamente capacitados podemos ter crianças com um nível intelectual cada vez mais elevado”, referiu Alfredo Lemos, para depois “reforçar o apelo da UNESCO, no sentido dos Governos, e neste caso em particular, de o Ministério da Educação encarar o xadrez como uma disciplina muito importante no processo de ensino e aprendizagem”.

Por seu turno, Norbay Calú, vereadora para a área de Saúde e Educação da cidade de Maputo, refereu que “nós, como Conselho Municipal, vamos continuar a dar a nossa colaboração para que o xadrez seja dinamizado ao nível da cidade de Maputo”. A seguri, acrescentou que “acredito que com os professores recém-formados, para além de se proceder à formação das crianças nas escolas, esta modalidade passará a ter espaço na ocupação dos jovens fora da escola”.

Prevê-se que, entre os meses de Dezembro e Janeiro próximos, seja feita feita uma avaliação do projecto, para além de um campeonato envolvendo os professores de xadrez e alunos.