Incubadora de Negócios do Standard Bank acolhe I “Code In The Dark”

5 de julho de 2018

A Incubadora de Negócios do Standard Bank acolheu, recentemente, a primeira edição do “Code In The Dark”, um evento global de programação destinado a desenvolvedores de páginas Web (HTML e CCS) organizado pela primeira vez em Moçambique.

Organizado pela Comunidade Moçambicana de Desenvolvedores de Software e Aplicações (MozDevz), com o apoio do Standard Bank, no quadro das suas acções de promoção destartups,o “Code In The Dark” consiste em várias etapas de 15 minutos cada, durante os quais os participantes devem criar uma página web, no editor oficial do evento, usando apenas uma imagem como guia, cabendo à plateia a tarefa de eleger o melhor criador, neste caso o vencedor da competição.

O “Code In The Dark” é, essencialmente, uma competição que visa, de acordo com Abnéusia Manuel, presidente da MozDevz, conhecer e testar as habilidades dos desenvolvedores e, acima de tudo, descobrir novos talentos na área de criação de páginas web.

“Esperamos, também, criar sinergias entre os nossos membros para que tenhamos uma comunidade mais unida pois só assim é que poderemos contribuir com soluções mais sólidas para os problemas do País”, explicou a presidente da Comunidade Moçambicana de Desenvolvedores de Software e Aplicações.

Após ouvirem as regras da competição, seis jovens (entre desenvolvedores, estudantes e entusiastas), perfilados, começaram a desenhar as páginas nos seus computadores portáteis, conectados ao editor oficial e a igual número de monitores que permitiam à plateia acompanhar a par e passo o que cada um ia fazendo.

E, no fim, um dos objectivos da competição foi alcançado: o de descobrir novos talentos na área de criação de páginas web. O vencedor foi um adolescente de 13 anos de idade, que obteve, da plateia, mais do que a soma dos votos dos seus adversários.

Tiago Lemos Júnior, estudante da 10ª classe na Escola Santa Ana da Munhuana, na cidade de Maputo, disse ter aprendido a “arte” de criar páginas web (para além de outras habilidades informáticas) com o seu irmão mais velho, que é, coincidentemente, desenvolvedor.

“O evento foi muito bom, foi uma forma de conhecer e estar no meio de desenvolvedores, num ambiente de competição. Espero tornar as minhas páginas conhecidas”, disse Tiago Lemos Luís, que revelou o sonho de se tornar um desenvolvedor no futuro.