Lançado Prémio “Jornalismo Económico Standard Bank”

15 de outubro de 2012

Numa iniciativa que visa promover a criação jornalística e incentivar uma melhor qualidade no tratamento da informação, o Standard Bank, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, lançou terça-feira última em Maputo, o Prémio “Jornalismo Económico Standard Bank, num valor global de 375 mil meticais.

A distinção aos melhores trabalhos sobre jornalismo económico, publicados anualmente na Comunicação Social nacional abrange três áreas, nomeadamente Imprensa Escrita, Rádio e Televisão, correspondendo a um valor de 125.000 Meticais cada.

Enquadrado no âmbito das celebrações dos 125 anos da cidade de Maputo, o prémio será atribuído anualmente, durante três anos, no final dos quais a sua continuidade será avaliada pelos promotores da iniciativa, que visa contribuir para uma cidadania mais responsável, informada e participativa.

Poderão concorrer a este Prémio trabalhos originais de jornalistas profissionais, ou um colectivo de jornalistas, devidamente assinado e que tenham sido publicado/emitido, em língua portuguesa, num órgão registado de comunicação social moçambicano.

Com este projecto de âmbito nacional, o Standard Bank tem em vista premiar a excelência no âmbito da actividade jornalística na área Económica, reconhecendo, deste modo, a excelência dos trabalhos jornalísticos nesta área.

Intervindo na cerimónia de lançamento do Prémio, o administrador delegado do Standard Bank, António Coutinho, referiu que se trata de “impulsionar o maior interesse de jovens para a área de economia, bem como estimular a produção de reportagens mais concisas que, em palavras simples, permitam o cidadão comum perceber qual é o rumo da nossa economia e que o mesmo tenha domínio de conceitos básicos como inflação, taxa de câmbio, entre outros”.

“É mais uma forma de exaltar o contributo da comunicação social para o crescimento do País no geral e, em particular, da cidade de Maputo”, frisou António Coutinho.

Por seu turno, o presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, agradeceu ao Standard Bank por ter abraçado esta iniciativa, sobretudo como patrono das festividades dos 125 anos da cidade capital: “Queremos reconhecer que depois de receber o convite o Banco aceitou o desafio com muita dignidade, pois tem dado a sua cara e contribuições substanciais para que as festividades alusivas aos 125 anos de Maputo sejam um marco inesquecível para os munícipes”, realçou o edil de Maputo.

Já o secretário-geral do SNJ-Sindicato Nacional dos Jornalistas, Eduardo Constantino, referiu que “concursos deste género, que premeiam o excelente trabalho jornalístico, contribuem, por um lado, para a melhoria do nosso desempenho, e, por outro, permitem que melhoremos as nossas condições de vida, daí que o nosso desejo é que o concurso venha para ficar para além dos 125 anos da cidade de Maputo”.