Novos Horizontes Moçambique

26 de agosto de 2022

Com sede em Rapale, Nampula, a empresa Novos Horizontes Moçambique - NHM produz em média, por semana, 75 toneladas de frango congelado e seus derivados para abastecer o mercado nacional, com uma rede de distribuição que abrange Cabo Delgado, Nampula, Niassa, Zambézia e Maputo, tornando-se desta forma o maior produtor de frango na zona norte do país.

Devido às fortes potencialidades avículas em Moçambique, Andrew David Cunningham, idealizou e criou em 2005 a NHM, com a missão de impactar as vidas de centenas e milhares de agricultores moçambicanos através de cadeias de valor rentáveis e diversificadas no ramo avícola.

O principal objectivo da NHM, segundo explica Grace Woodrow, gestora comercial da empresa, é para trazer oportunidades de negócio lucrativas e alimentação nutritiva para as famílias moçambicanas, através do fornecimento de frango congelado, pintos e ração de qualidade, acessíveis a nível nacional.

Processo de produção

A empresa NHM possui, no distrito de Rapale, província de Nampula, uma unidade fabril que integra o sector de matadouro, que tem por objectivo processar frangos para fornecer a todas as camadas sociais do norte do país.

Por sua vez, o sector de reprodutores cria, em média, 120 mil aves por semana, produzindo cerca de 300 mil ovos por semana, com o uso das raças Cobb e Ross.

No sector da chocadeira é o local onde os ovos de galinha são chocados em condições artificiais. Todo o processo de incubação leva 21 dias. As incubadoras são criadas como um impulsionador económico para melhorar o suprimento de alimentos para as nações e a produção de ovos. A chocadeira desempenha um papel importante na produção de pintos e ovos para pequenos agricultores.

Por último, o sector da produção de ração, onde o produto é produzido com a melhor matéria-prima e de alta qualidade ao melhor preço da região. “Os nossos principais ingredientes para a mistura de ração são o milho, soja e derivados de farelo da indústria de moagem”, referiu a gestora comercial.

Abastecimento ao mercado

A maior parte do frango congelado processado pela NHM é criada por farmeiros rurais de Rapale num sistema de integrados. Segundo a gestora comercial, Grace Woodrow os integrados recebem kits - pintos, ração, medicação - a crédito, acompanhados por assistência técnica diária, fazendo a compensação no acto da entrega da produção no matadouro da empresa.

“Fornecemos frango a grandes revendedores de escala nacional. Abatemos, depois entregamos directamente aos distribuidores, através dos nossos camiões frigoríficos. A maioria dos nossos revendedores recebe dos nossos camiões, mas há os que preferem vir cá levantar. Temos certificação Halal. Nós fornecemos os nossos produtos a grandes revendedores, assim como ao mercado informal nas regiões norte e sul do país”, disse Grace Woodrow.

A NHM também tem lojas onde disponibilizam pintos e ração para qualquer indivíduo que deseja entrar no negócio de criação de aves.

“Os pintos chocados, na unidade fabril da empresa, são distribuídos para as lojas e de seguida vendidos aos clientes de todos os extractos sociais que desejam iniciar a criação”.

Perspectivas

Em termos de perspectivas, Grace Woodrow disse que a NHM pretende alargar a cadeia de lojas no presente e no próximo ano, começando em Quelimane (Zambézia), Pemba (Cabo Delgado) e Malema, em Nampula.

“O nosso objectivo agora é abrir lojas ou pontos de distribuição em toda a parte norte para satisfazer a demanda do mercado com os nossos produtos e continuar a praticar preços acessíveis para todos”, concluiu a gestora comercial.