Projecto de Intaka: Standard Bank oferece taxas bonificadas

16 de outubro de 2012

O Standard Bank assinou na última segunda-feira (8 de Outubro 2012) um memorando de entendimento com o Fundo do Fomento Para Habitação com o objectivo de facilitar o financiamento para a aquisição de moradias, no âmbito do projecto de construção de 5.000 casas, no bairro de Intaka, no município da Matola.

Outros bancos comerciais também aderiram a esta iniciativa do Governo, cuja finalidade é contribuir para a redução da falta de acesso à habitação para os jovens.

Com mais de 100 anos a operar em Moçambique, aliando-se ao projecto de construção de casas habitacionais no Intaka, o Standard Bank prova o seu comprometimento em relação ao desenvolvimento económico e social do País.

O representante do Standard Bank, Camal Daúde aproveitou a ocasião para afirmar o seguinte: "na qualidade de um dos maiores bancos do País, entendemos que é nossa obrigação social entrarmos neste projecto, com o objectivo inequívoco de facilitar o acesso dos jovens à habitação."

Camal Daúde, que é membro da Comissão Executiva deste Banco, ressaltou que "o Banco vai oferecer taxas bonificadas aos primeiros candidatos que adquirirem as casas de Intaka e vai ainda colocar ao serviço deles a sua larga experiência no financiamento de projectos imobiliários como este”.

Estão agora em construção 330 casas de diversos tipos, cujas obras iniciaram em Julho do presente ano, naquele muncípio.

O ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba, testemunhou a assinatura do memorando de entendimento e felicitou os bancos que aderiram ao projecto, tendo afirmado que "se trata de uma caminhada difícil, mas muito importante para o País".

Por seu turno, o presidente do município da Matola, Arão Nhancale disse que o projecto servirá para o alargamento da cidade e como pólo de desenvolvimento humano da província de Maputo.

O projecto de cinco mil casas inclui a construção de residências do tipo I, II, III e IV, num local onde será possível o acesso aos principais serviços sociais, como saúde, educação entre outros, num investimento de cerca de 12 mil milhões de meticais, aproximadamente 440 milhões de dólares norte-americanos.