Simulação de práticas durante a formação confere maior qualidade aos graduados

23 de maio de 2022

Os empregadores têm-se queixado, invariavelmente, da qualidade dos graduados do ensino técnico e superior, alegadamente porque estes não respondem às exigências do mercado. Este facto, que tem dificultado a inserção dos jovens, principalmente, no mercado de trabalho deve-se, essencialmente, à falta de conhecimentos e competências práticos.

Ciente desta situação, o Governo, em parceria com o sector privado, tem apostado em estágios profissionais, visando colocar os jovens finalistas em contacto com o mercado, dando-lhes, dessa forma, a oportunidade de complementar, aperfeiçoar e enriquecer os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a formação.

No mercado, houve quem viu nesta lacuna uma oportunidade para empreender, desenvolvendo soluções para preencher o fosso existente entre o que as instituições de ensino oferecem, em termos de quadros, e o que o mercado realmente precisa.

Trata-se do Instituto de Tecnologias, Inovação e Serviços (ITIS), uma empresa que se dedica à concepção, desenvolvimento e teste de modelos de negócios usando as tecnologias de informação. Fundado em 2012, o ITIS tem como visão melhorar a competência dos jovens com recurso à simulação de práticas e rotinas de trabalho.

Conforme conta a co-fundadora, Gércia Sequeira, a empresa não oferece cursos, mas sim ferramentas para os que providenciam os cursos. É o caso do Sistema de Práticas Empresariais e Empreendedorismo (SPEE), que é usado para práticas em cursos de ciências empresariais em diversas universidades do País.

“O nosso público-alvo varia, pois depende dos produtos que nós oferecemos. Entretanto, o nosso foco são as instituições de ensino (de diversos níveis) e os jovens estudantes. Identificámos uma necessidade não satisfeita no mercado, trabalhamos nas possíveis soluções e, a partir daí, fomos interagindo com os potenciais clientes”, sublinha.

A co-fundadora do ITIS faz um balanço positivo, mas não se mostra satisfeita, e explica-se: “O nosso mercado é atípico e de crescimento limitado. O ecossistema é limitante, principalmente para o sector tecnológico”.

Áreas de actuação e soluções desenvolvidas

O ITIS usa a tecnologia para ajudar pessoas e organizações a executar as suas tarefas de forma simples e eficiente. Dispõe de três soluções para os sectores de Educação (simulação empresarial, recrutamentos e progressões de carreira), Gestão Online (apoio durante a fase de crescimento das pequenas e médias empresas, gestão comercial, contabilidade, recursos humanos) e Governo Electrónico (concepção e implementação de sistemas que conferem eficiência ao sector público e sociedade civil).

Actua, também, na área de certificação, sendo detentor do “First Certificate of Start-up and SME Advisory Techniques”, que resulta da união de esforços de instituições de ensino e governamentais, sector privado e entidades internacionais com vista à valorização do capital intelectual moçambicano, bem como à facilitação do acesso ao mercado de trabalho por parte dos formandos.

Actualmente, o ITIS oferece quatro plataformas e portais concebidos especialmente para os estudantes e graduados do ensino superior, e não só. Trata-se de:

  • Programa de Estágio Virtual Intra-africano, que visa suprir a falta de estágios, assim como melhorar a sua qualidade em muitos países com dificuldades económicas ou cujo sector empresarial é fraco.
  • Sistema de Práticas Empresariais e Empreendedorismo (SPEE), que é uma solução tecnológica pioneira na formação de quadros capazes de lidar com a complexa realidade do mercado moçambicano. Através desta plataforma, as universidades e colégios proporcionam uma abordagem prática aos estudantes e alunos em diversas áreas.
  • Business Simulation Boot Camp, que é um espaço virtual onde os adolescentes podem encontrar oportunidades, desenvolver ideias e iniciar um negócio simulado de forma virtual, com orientações de directores executivos de empresas do mercado real.
  • Portal de estágios, uma plataforma que estabelece a ponte entre estudantes e recrutadores, onde o processo de recrutamento para estágios decorre de forma online.

 

Conheça a fundadora

Docente universitária desde 2008, Gércia Sequeira é co-fundadora do Instituto de Tecnologia, Inovação e Serviços (ITIS), onde tem orientado o desenvolvimento e implementação de produtos inovadores de base tecnológica.

É, igualmente, presidente da Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação de Moçambique (AMPETIC), vice-presidente para área das TIC na CTA (Confederação das Associações Económicas de Moçambique) e co-fundadora e executiva do ITIS.

Lançou, em 2016, a plataforma genérica e gratuita de estágios online que permite que empresas moçambicanas possam encontrar uma base de dados de pessoas que buscam oportunidades de estágio e emprego.

Já em 2017 lançou a primeira certificação suportada de tecnologia que permite a simulação de processos de gestão e finanças, através de vários protocolos públicos com várias entidades.

Foi vencedora do prémio “PME Inovação”, em 2014, e no ano seguinte (2015) o ITIS tornou-se a primeira PME moçambicana do segmento a estabelecer uma parceira com o projecto “100 Melhores PME”.