SnapScan: uma nova forma de pagar às suas contas

18 de maio de 2015

O Standard Bank apresentou, esta quarta-feira, em Maputo, no decurso da 2ª edição da Expo Digital de Moçambique (MozTech), o Snapscan, uma aplicação em fase piloto, que vai permitir ao cidadão efectuar pagamento de produtos e serviços através de um smartphone ou tablet.

Com o SnapScan, o cliente não precisa de transportar dinheiro, preocupar-se com o risco de o cartão ser clonado e outros aspectos de segurança, uma vez que o cartão é associado ao seu smartphone ou tablet e o pagamento carece da introdução de códigos de autorização após scan do QR code do comerciante.

Por sua vez, o comerciante não precisa de uma terminal de pagamento via cartão (POS), o que para além de permitir rapidez no atendimento dos clientes possibilita-o oferecer uma experiência de serviço totalmente agradável.

Concebido para expandir o alcance das transacções comerciais para agentes económicos que tradicionalmente não são absorvidos pelo sistema finananceiro; e responder aos apelos de inclusão financeira do Banco Central, o Snapscan já é amplamente utilizado na África do Sul.

Para Chuma Nwokocha, Administrador Delegado do Standard Bank, que falava à margem da cerimónia de abertura da MozTech, que decorre no Campus Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, até o dia 8, o objectivo do banco com esta aplicação é permitir que mais cidadãos moçambicanos tenham acesso aos serviços bancários e consolidar a sua posição de banco digital, com a oferta de uma vasta gama de produtos e serviços electrónicos.

Nesse contexto, Chuma Nwokocha explicou que, para além do SnapScan, o banco já possui serviços de Internet Banking, Mobile Banking e está em vias de introduzir o USSD, serviço de transacções bancárias via sms.

“A introdução destas duas plataformas electrónicas surge em resposta aos desafios do Banco Central de inclusão financeira e bancarização de maior parte da população exclíida do eco-sistema financeiro. O USSD e o SnapScan, que estão em fase de testes, permitirão que pessoas de locais remotos, mesmo sem agências bancárias, realizem operações de forma rápida e segura”, explicou o Administrador Delegado do Standard Bank.

Com estas duas plataformas, conforme referiu, o Standard Bank pretende, igualmente, impulsionar a migração dos clientes dos balcões para plataformas electrónicas, tornando o banco mais acessível, a partir de qualquer lugar e hora.