Standard Bank adere à bancarização do imposto

5 de agosto de 2015

A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) celebrou, no dia 27 de Julho, em Maputo, um acordo com o Standard Bank para a intermediação na cobrança de Receitas do Estado, no âmbito do alargamento da base tributária e aproximação dos serviços aos contribuintes.

O acordo representa um marco importante para a administração tributária rumo à bancarização do imposto e constitui uma adenda ao anterior acordo celebrado, em 2012, para a implementação da Janela Única Electrónica no País, através do internet banking do Standard Bank.

Na ocasião, António Macamo, Administrador do Standard Bank, referiu que a visão do Standard Bank é que este acordo representa uma continuidade ao Projecto da Janela Única Electrónica, que se tem mostrado uma mais-valia na captação de receitas aduaneiras para o Estado, bem como para facilitar a realização de negócios em Moçambique.

“A assinatura deste acordo ilustra o reconhecimento do Standard Bank aos esforços do Governo para alargar a base tributária com vista a dotar o país de mais recursos para implantação de infraestruturas de desenvolvimento”, frisou.

Com este acto, segundo realçou António Macamo, o Standard Bank pretende reforçar o seu comprometimento com iniciativas governamentais, na qualidade de um parceiro activo  do Estado, colocando à disposição da comunidade empresarial e todos cidadãos os seus canais electrónicos para o pagamento de receitas.

O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, que testemunhou a assinatura do acordo, considerou o acto de extrema importância para o País, considerando que a bancarização do imposto é uma ferramenta determinante para o sistema tributário nacional, com o seu efeito multiplicador na melhoria da eficácia da administração da tributação e da arrecadação global.