Standard Bank adere ao programa de Conteúdo Local da HCB

12 de setembro de 2016

O Standard Bank celebrou, no dia 10 de Agosto, em Maputo, um acordo com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), formalizando uma parceria que tem por objectivo o desenvolvimento de um Portal de Financiamento, no âmbito do Programa de Conteúdo Local da hidroeléctrica.

Com esta iniciativa, a HCB pretende dar o seu contributo para o fortalecimento das ligações económicas entre os megaprojectos e as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) locais, com vista a dinamizar a geração de maior valor acrescentado para a economia doméstica.

Chuma Nwokocha, administrador delegado do Standard Bank, disse, momentos após assinar o acordo com a HCB, que a sua instituição associou-se a esta iniciativa pelo foco que o banco dedica às PMEs, face ao potencial que estas têm para gerar grandes mudanças.

“ A assinatura deste memorando vai permitir que as PMEs registadas no Portal de Financiamento tenham acesso fácil ao crédito, visto que os bancos terão acesso a toda sua informação, o que será de capital importância na tomada de decisão de financiamento”, referiu, acrescentando que com esta facilidade, os bancos poderão adiantar o pagamento de facturas, bem como fornecer outras facilidades as PMEs. 

Como vantagens para as partes envolvidas no acordo, Chuma Nwokocha apontou o fornecimento à HCB de serviços e produtos em tempo útil; o acesso rápido ao financiamento e linhas alternativas de crédito para as PMEs e, para os bancos, a ampliação da base de clientes, enriquecimento das informações para a avaliação dos clientes e a redução de risco de crédito.

O Programa de Conteúdo Local, enquadrado na política de compras aprovada pela HCB logo após a sua reversão, incorpora, como pilares centrais, o tratamento privilegiado aos agentes económicos nacionais, como fornecedores dos bens e serviços adquiridos pela empresa, bem como a transparência.