Standard Bank apoia cimeira de empreendedorismo

13 de setembro de 2018

Jovens empreendedores e gestores moçambicanos, que transformaram as ideias em empresas de referência no País, juntaram-se, recentemente, na Incubadora de Negócios do Standard Bank, para transmitir a sua experiência na área de negócios, bem como partilhar ferramentas essenciais para se ser bem-sucedido no mercado.

A iniciativa, denominada CEO Summit que contou com uma plateia constituída por mais de 200 jovens, surge da necessidade de ajudar os jovens a estruturar as suas ideias, e, a partir disso, criar condições para que eles sejam donos dos seus próprios negócios.

Fizeram parte do painel, moderado por Ivanilson Machado (CEO da PUMA Energy), os jovens Eddie Massinga (CEO da J.V.E Holding), Hélder Maocha (CEO da Sekeleka Investimentos), Milvan Muiuane (CEO da MICOMOC), Nuno Uinge (CEO da U-Digital) e Salema Chibique (CEO do Grupo Salema), que abordaram diversas temáticas ligadas ao empreendedorismo, tais como Governação Corporativa, formação de parcerias inteligentes, investimento em capital intelectual, marketing digital, criação de valor e fidelização de clientes.

Conforme explicou Eddie Massinga, organizador doCEO Summit, os jovens, apesar de constituírem a maioria, são os que menos acesso têm às inúmeras oportunidades que o País oferece devido, em parte, à falta de ferramentas.

“O tecido empresarial nacional ainda é incipiente, sendo, por isso, necessário que os jovens implementem as suas ideias, que ainda são vagas. Mas, para que isso aconteça, é necessário que tenham ferramentas, mecanismos e, acima de tudo, incentivos para poderem desenvolver os seus negócios. Temos de potencializar o capital dos jovens”, considerou Eddie Massinga.

Por seu turno, Sasha Vieira, responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank, afirmou que a iniciativa visa estimular os jovens a apostarem no empreendedorismo através da partilha de experiências de pessoas da mesma faixa etária que hoje são donas e gestoras de empresas de referência no mercado.

Através doCEO Summit, “mostramos aos jovens que eles são capazes de criar ou gerir uma empresa com alto nível de rentabilidade e sustentabilidade. O nosso foco é o empreendedorismo juvenil e é nossa preocupação partilhar com esta camada os critérios e requisitos para o sucesso”, realçou Sasha Vieira.

Ainda no que diz respeito à promoção do empreendedorismo, a Incubadora de Negócios do Standard Bank acolheu mais dois eventos ligados ao tema, tendo o primeiro sido oShining Startup Competition, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, em parceria com aWorld Summit Award(WSA), que reconhecestartupsou pessoas que criaram soluções inovadoras que resolvem problemas associados aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na competição, coordenada no País pela MozDevz, foram apurados oito representantes de Moçambique à segunda fase, que seráonline,na qual serão seleccionadas as 40startupsde todo o mundo que irão participar na fase final, a ter lugar no próximo ano em Viena, Áustria.

As três primeiras posições foram ocupadas, em ordem crescente, pela Bilhetes Online (gestão online de acessos), Gesta Online (plataforma de gestão escolar envolvendo instituições de ensino, encarregados e alunos) e a Waqa (monitoramento da qualidade de água em tempo real).

O segundo evento foi oThink Design Thinking, uma abordagem centrada nas pessoas e que é usada para desenvolver soluções inovadoras. É uma metodologia ou forma de trabalhar que pode ser usada por qualquer pessoa, mesmo dentro de uma organização, para criar soluções (serviços, produtos, objectos, entre outros).

O evento, organizado pela IxDA, teve como orador Sérgio Ferrão, um especialista emDesign Thinking, que realçou a importância desta ferramenta no empreendedorismo: “ODesign Thinkingpermite, a partir de uma ideia, e de forma rápida, fácil e com menos custo, perceber o que as pessoas precisam, conceber soluções, prototipá-las e testá-las antes de as lançar para o mercado”.