Standard Bank destaca-se no apoio à Educação

29 de novembro de 2012

O Standard Bank foi distinguido, no decurso da V Gala Nacional de Educação, ocorrida, na sexta-feira, 23 de Novembro, em Maputo, como uma das instituições que mais se destacou na luta pelo desenvolvimento da educação em Moçambique, ao longo do corrente ano.

O referido diploma de reconhecimento foi entregue ao Administrador Delegado do Banco, António Coutinho, pelo ministro da Educação, Augusto Jone, numa cerimónia que contou com a presença de mais de 300 convidados e foram distinguidos os melhores professores e alunos do País.

No evento, organizado pela CADE – Comunidade Académica para o Desenvolvimento da Educação, em parceria com o Ministério da Educação, os jornalistas Alcides Tamele, Alexandre Manhiça e Silvestre Macuvele foram anunciados vencedores do prémio de melhor reportagem jornalística sobre a Educação nas categorias de imprensa escrita, radiofónica e televisiva, respectivamente.

O Standard Bank, que patrocinou o prémio de melhor reportagem jornalística sobre a educação, ofereceu ainda estágios profissionalizantes a 5 dos 11 melhores estudantes do País. Os beneficiários são provenientes das províncias de Sofala, Inhambane, Cabo Delegado, Niassa e Manica.

O Administrador Delegado do Standard Bank, António Coutinho, referiu que “o Banco, na qualidade de parceiro da CADE, apoia a Gala de Educação como forma de motivar os professores e alunos a alcançar níveis excelentes de desempenho pedagógico e académico, respectivamente e complementar os esforços do Governo de assegurar uma Educação de qualidade para todos”.

“Patrocinamos também o prémio da melhor reportagem de televisão sobre Educação, pois entendemos que os jornalistas desempenham um papel importante na difusão de mensagens, bem como na criação de espaços de debate para discutir a qualidade da Educação no País”, frisou António Coutinho.

Pedro Chuva, um dos estudantes que vai beneficiar do estágio oferecido pelo Banco disse sentir-se muito feliz, pois constitui sonho de qualquer estudante beneficiar de um estágio para desenvolver as suas capacidades: “O que temos vindo a estudar em teoria temos agora uma oportunidade de pôr na prática”, referiu o estudante da Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, parabenizando o Banco pela iniciativa.