Standard Bank e Shell implementam Programa de Desenvolvimento Empresarial

21 de março de 2017

O Standard Bank e a Shell vão apoiar e desenvolver o ecossistema empresarial moçambicano, através da implementação de um programa, que consiste no desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários que permitam às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) desenvolverem-se.

Para a materialização deste propósito, o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, e o representante da Shell em Moçambique, Alexandre Battaglia, assinaram, esta quarta-feira, 15 de Março, em Maputo, um memorando de entendimento, visando a implementação do Programa de Desenvolvimento Empresarial.

O Programa vai focar-se em cinco pilares, sendo de destacar o de cultivo de mentalidades empresariais em Moçambique, através de exposição das Pequenas e Médias Empresas e jovens empreendedores à metodologia de conceptualização de ideias de negócios; e o de incubação de empresas, provendo ferramentas para a criação e validação do MVP – Produto Mínimo Viável.

Intervindo, na ocasião, o administrador delegado do Standard Bank referiu que a inovação e a educação financeira são de grande importância para o crescimento das empresas, razão pela qual constituem os pilares do Programa de Desenvolvimento Empresarial ora lançado.

“Este programa será implementado a nível nacional, sendo que algumas actividades serão concentradas em Pemba, onde no ano passado realizámos a primeira semana de empreendedorismo para dinamizar o ecossistema local”, disse Chuma Nwokocha.

Acrescentou que, em Maputo, a incubadora do Standard Bank, um espaço que está a ser concebido para que jovens empreendedores e empresas em fase embrionária encontrem os recursos que necessitam para crescer, será o palco de grande parte das actividades que constituem pilares desta parceria.

Por sua vez, Alexandre Battaglia, representante da Shell em Moçambique, sustentou que incentivar o desenvolvimento de empresas locais é uma componente essencial do sucesso.

O representante da Shell em Moçambique explicou que a cooperação entre a sua instituição e o Standard Bank teve início no ano passado com a semana de empreendedorismo em Pemba, província de Cabo Delgado, e a Lionesses of Africa.

“Pudemos apreciar o dinamismo e a experiência do Standard Bank, bem como os benefícios da sua presença em todo o País”, destacou Alexandre Battaglia.

Importa realçar que o Programa de Desenvolvimento Empresarial vai identificar as MPMEs existentes com alto potencial de crescimento numa determinada região e as indústrias específicas, de interesse mútuo tanto para a banco quanto para a Shell, e apoiar essas empresas a ultrapassar os obstáculos ou desafios que impedem o seu crescimento e escalabilidade.

De acordo com o índice Global de Empreendedorismo de 2016, Moçambique está actualmente colocado na posição 116, num universo de 132 países, no que se refere ao desenvolvimento do empreendedorismo, o que demonstra claramente que o País tem um longo caminho a percorrer nesta área, com enfoque na criação de um ecossistema para apoiar adequadamente as pequenas e médias empresas a alcançar os objectivos desejados.