Standard Bank lança novos produtos financeiros no mercado

26 de novembro de 2012

O Standard Bank acaba de introduzir no mercado nacional dois produtos financeiros inovadores, nomeadamente ”FX option” e ‘”Contract for Exchange”’, visando a cobertura do risco cambial para os importadores/exportadores que tenham exposições em moeda nacional ou estrangeira, e para operadores que detenham responsabilidades financeiras numa moeda diferente das suas receitas.

Os produtos foram apresentados ao mercado, particularmente aos importadores de bens e serviços, no decurso do Fórum de Mercado Cambial do Standard Bank, ocorrido, quarta-feira última, em Maputo.

O evento serviu, também, para reflectir sobre os recentes desenvolvimentos económicos relativos à volatilidade da taxa de câmbio e desempenho do Metical face as principais moedas, e ainda sobre como as empresas importadoras podem se proteger da flutuação cambial usando os diversos produtos de mitigação de risco de que o Standard Bank dispõe.

Carlos Madeira, director da Sala de Mercados do Standard Bank, referiu a-propósito que “a intenção do Banco é de, conjuntamente com os clientes, trazer uma solução para os problemas actuais, na perspectiva de se proceder à contenção do risco cambial que o mercado oferece”.

“Trouxemos para este fórum dois produtos inovadores. O ‘FX option’, que confere ao cliente o direito mas não obrigação de comprar/vender moeda a um preço prefixado numa data igualmente prefixada, no futuro, contra o pagamento de um premio, na data valor da operação”, indicou Carlos Madeira.

Acrescentando tratar-se de “um produto inovador no mercado moçambicano, num cenário actual em que as taxas de câmbio são voláteis, umas vezes são favoráveis outras são desfavoráveis para os negócios dos nossos clientes”.

Relativamente ao “Contract for exchange”, Carlos Madeira disse ter sido “concebido para os nossos clientes e toda comunidade empresarial que por um lado tem responsabilidades financeiras em moeda estrangeira, enquanto que a sua actividade económica gera rendimentos em moeda local”.