Standard Bank na conferência das PME’s

9 de maio de 2013

O Standard Bank fez-se representar, através de um stand de promoção e venda de produtos e serviços, na conferência sobre “Oportunidades de crédito para investimento nas PMEs-Pequenas e Médias Empresas e o papel do seguro”, ocorrida no dia 18 de Abril, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.

O evento que resultou de uma parceria, entre o jornal de negócios e o IPEME-Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, tinha por objectivo criar uma plataforma de debates sobre o financiamento entre as Pequenas e Médias Empresas, os Bancos comerciais e as entidades reguladoras.

O desempenho da política monetária para o incentivo ao crédito bancário, a análise do sistema financeiro, produtos de crédito ao investimento e facilidades de acesso, os constrangimentos no processo de acesso ao crédito ao investimento e a abordagem sobre a mitigação do risco, incluindo o papel do seguro na mobilização do crédito ao investimento, constituíram alguns dos principais temas abordados na conferência.

Como um Banco alinhado com os objectivos do Governo de tornar as Pequenas e Médias Empresas sustentáveis, o Standard Bank participou no evento, expondo o seu pacote de produtos e serviços destinados a este segmento.

Abordado no local do evento, o director da Banca de Particulares, Pequenas e Médias Empresas do Standard Bank, Chuma Nwokocha, disse que o maior papel que o Banco pode desempenhar para o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas é ajudá-las a ultrapassar as dificuldades de acesso ao financiamento, pois “sabemos que não é porque os Bancos não têm vontade de financiar as PMEs, mas estas também apresentam dificuldades estruturais de gestão”.

“Temo-nos assumido mais como um parceiro para ajudar as PMEs a crescerem, razão pela qual estamos a desenvolver produtos inovadores que vão ajudar as PMEs a ultrapassarem as dificuldades estruturais”, indicou Chuma Nwokocha, realçando que o Standard Bank possui vários produtos de financiamento.