Standard Bank regista lucro de 1.578 mil milhões de meticais em 2014

20 de abril de 2015

O Standard Bank registou, no ano passado, um lucro líquido de 1.578 mil milhões de meticais, o que corresponde a um assinalável crescimento de 27 por cento, comparativamente ao ano anterior, cujo lucro atingiu 1.246 mil milhões de meticais.

Ainda no mesmo ano, a carteira de crédito registou igualmente um crescimento significativo de 21 por cento, tendo atingido 22.9 mil milhões de meticais, contra 18.9 mil milhões alcançados em 2013. 

Apesar do crescimento da carteira de crédito, as imparidades reduziram em 40 por cento, tendo fechado com um rácio de perdas de crédito de apenas 0,84 por cento, o que constitui uma clara evidência da melhoria do perfil de risco da carteira de crédito do Banco.

Por outro lado, os custos do Banco cresceram 17 por cento em relação ao exercício de 2013, como reflexo do nível de investimentos que esta instituição bancária incorre para fortalecer a sua posição competiva e adquirir massa crítica.

Neste contexto, foram realizados importantes investimentos em produtos e canais de distribuição, processos internos, melhoria das competências dos colaboradores, retenção de talentos, bem como o aumento do quadro de pessoal, para fazer face às futuras oportunidades de crescimento.

Para o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, a excelente performance financeira do Banco, em 2014, resulta do forte desempenho das linhas de produtos em todas as unidades de negócio.

A diversificação de receitas, conforme referiu, tem sido uma das grandes apostas do Banco, que desenvolveu projectos relevantes, visando incrementar a sua rede de agências, ATMs, terminais POS, maior penetração de produtos novos, forte desempenho da banca de seguros e ainda a introdução de novas funcionalidades no Mobile Banking, para além do reforço da reputação do banco, com a campanha de celebração dos 120 anos de sua implantação em Moçambique.

A visão do Standard Bank para os próximos anos é fortalecer a já sólida reputação como um banco de eleição e referência inquestionável em termos de serviço ao cliente, bem como ética e profissionalismo na condução de negócios. Para tal, o banco vai continuar a financiar a economia e a ser relevante para cada moçambicano através da implementação de projectos sociais nas comunidades onde está inserido.