Termina primeira edição do Torneio Pequenada Standard Bank

14 de março de 2013

As escolas primárias completas de Sikwama, Matola “J” e Mussumbuluco, no município da Matola, foram as grandes vencedoras da 1ª edição do Torneio Pequenada Standard Bank, em masculino, nas categorias de Traquinas (dos 8 aos 10 anos), Benjamins (dos 11 aos 14 anos) e Petizes (dos 6 aos 7 anos), respectivamente.

Ainda na prova futebolística promovida pelo Standard Bank, cuja final ocorreu sábado último, no município da Matola, a Escola Primária Completa de Mussumbuluco conquistou o primeiro lugar nas categorias de Traquinas e Petizes, enquanto a Escola Comunitária Unidade-H venceu na categoria de Benjamins.

Iniciada a 16 de Fevereiro último, a 1ª edição do Torneio Pequenada Standard Bank envolveu perto de 600 crianças de 11 escolas primárias desta autarquia, que repartiram entre sí prémios em material desportivo no valor de 123 mil meticais.

Paralelamente a esta iniciativa, que teve por objectivo estimular o interesse das crianças pela prática do desporto, e em especial o futebol, o Banco desenvolveu, no local, o seu projecto social designado Campanha da Cidadania, que resultou na emissão emissão gratuíta de cerca de 1.200 bilhetes de identidade biométricos, pela brigada móvel da Direcção de Identificação Civil, do Ministério do Interior, destacada no local.

Abdul Razac, representante do Standard Bank disse a-propósito que o Banco entende que “o futebol deve ser, para além da formação desportiva, um excelente parceiro na formação cívica, incutindo nos jovens atletas a paixão pelo jogo e a procura pelo auto-respeito, obtido através do Fair Play, pelo que queremos que as crianças vivam a verdadeira festa do futebol”.

“Sabemos que no nosso País existem dificuldades, por parte de alguns cidadãos obter documentos de civis; é, por isso, que temos aliado os projectos que desenvolvemos junto ao Moçambola com a Campanha de Cidadania”, referiu, realçando que muitas das crianças que participaram na 1ª edição do Torneio Pequena Standard Bank obtiveram, aqui, entre nós, o seu primeiro bilhete de identidade, o que é fantástico”.

Por seu turno, Eduardo Tembe, técnico da Direcção Nacional do Desporto do Ministério da Juventude e Desporto, disse que apelou ao Banco para que continue com este tipo de iniciativas, pois “elas vêm reforçar o trabalho do Governo, visando o desenvolvimento do desporto nacional”.

“Muitos destes meninos que evoluíram neste torneio poderão vir a ser as estrelas do Moçambola, no futuro”, frisou Eduardo Tembe.