Abertura de Conta

1. Quais são os requisitos para abrir uma conta?

Para maiores e menores de idade:

  • Para abrir uma conta para um maior deverá ter os seguintes documentos:
  • Documento de identificação válido. Ex. BI/Passaporte/DIRE;
  • Documentos comprovativos de residência;
  • Apresentação do comprovativo do NUIT;
  • Comprovativos ou declaração de rendimentos.

Para abrir uma conta para um menor os requisitos são:

  • Documento de identificação válido. Ex. BI/Passaporte/DIRE (do/a menor);
  • Documentos comprovativos de residência (do/a menor);
  • Apresentação do comprovativo do NUIT (do/a menor);
  • Comprovativos ou declaração de rendimentos (do/a responsável/ tutor do menor).

2.   É possível abrir uma conta sem ter declaração de rendimentos?

Não, pois a declaração é um requisito legal e visa fundamentar a origem dos fundos que irão movimentar a conta.

3.   De que forma é apresentada a declaração de rendimento de menores, trabalhadores informais ou pensionistas?

  • Os menores geralmente têm como origem de rendimentos os seus tutores ou representantes legais, pelo que a declaração a ser considerada é a dos respectivos tutores ou representantes legais;
  • Os trabalhadores informais e outros por conta própria fazem-no através de um documento por si elaborado e assinado, indicando o valor médio mensal a ser creditado na conta;
  • Os pensionistas pertencem à categoria dos que têm rendimentos por conta de outrem, ou seja, devem apresentar um documento emitido pela entidade que paga a pensão;
  • Os rendimentos podem ser extensivos a bens ou valores herdados, arrendamento de imóveis, alugueres, mesadas, entre outros. Em qualquer destes casos o cliente deve apresentar documentos de prova, que constituirão a declaração de rendimentos.

4.   Qual é o prazo para o levantamento dos dados da conta?

A partilha de dados é imediata após a abertura da conta. O cliente pode igualmente e a qualquer momento solicitar a informação da sua conta na agência mais próxima e nas horas normais de expediente ou então visualizar, a qualquer hora do dia, a informação a partir dos nossos canais digitais (Netplus Web, Netplus App ou QuiQ);

5.   Por que tenho cobranças anuais na minha conta?

Alguns produtos e serviços pela sua natureza dão lugar a cobrança de comissões ou taxas anuais. O Cartão de Débito é o produto mais comum que cobra uma anuidade, podendo provocar cobranças anuais na sua conta.