Business Online (BOL)

  1. Por onde aceder ao Business Online?
    Poderá aceder ao Business Online (BOL) através de um computador, tablet ou celular, através dos links abaixo:
    Web:  https://www.busonline.standardbank.com/bol/faces/index.xhtml
    Aplicação para Computador:
    https://www.businessonline.standardbank.com/bolafrica/businessonline/help-and-support/steps-to-download-bol
    Aplicação para Telemóvel:
    https://www.businessonline.standardbank.com/bolafrica/businessonline/products-and-services/channel-services/bol-mobile-app
  2. Como instalar o aplicativo Business Online?
    Para instalar o aplicativo Business Online, o Cliente deverá aceder à página Business Online (www.businessonline.standardbank.com) e seguir as instruções parainstalar o  Business Online no seu dispositivo.
  3. É necessário instalar o Java?
    Não será necessário descarregar e instalar ficheiros Java no computador. O pacote do instalador do Business Online contém todos os ficheiros necessários para executar o Business Online.
  4. Após instalar o Desktop Business Online é possível instalar o Java para executar um aplicativo diferente?
    Pode instalar qualquer versão do Java necessária para qualquer outro aplicativo. Também pode actualizar e desinstalar qualquer versão do Java.
  5. É possível descarregar e instalar o Business Online no Apple Mac?
    Sim. Existem três versões disponíveis para download com base nas especificações do computador do Cliente:
    - Versões do Windows de 32 e 64 bits (recomendadas) para sistemas operacionais Windows
    - MAC OS X para computadores Apple Mac.
  6. Por que em alguns casos o navegador de internet não permite descarregar o ficheiro de instalação?
    A  política de segurança na sua instituição pode proibir o download de ficheiros executáveis ​​(ficheiros com extensão '.exe'). Nestes casosdeve contactar o seu administrador de sistemas para assistência.
  7. O que acontece ao clicar inadvertidamente no ícone do arquivo de instalação?
    O arquivo de instalação é guardado na área de trabalho e aparecerá em seu próprio ícone. O ficheiro pode ser guardado noutro directório. Ao clicar no ficheiro de instalação, será apresentado o assistente de instalação. E se a instalação tiver sido feita, basta cancelar o assistente de instalação.
  8. Após a instalação, porque há um novo ícone na  área de trabalho(Desktop)?A instalação do BOL criará um novo ícone na área de trabalho, bem como um novo link no menu “Iniciar”. O utilizador deverá clicar nos novos ícones para usar o Business Online.
  9. É necessário descarregar o ficheiro de instalação sempre que houver alguma actualização do Business Online?
    O Business Online inclui um gestor de actualizações que irá verificar e descarregar as actualizações mais recentes. O processo de download e instalação descrito aqui só é necessário para a instalação inicial.
    9.1. Esta versão fornecerá a mesma funcionalidade que meu Business Online existente?
    Todas as funcionalidades existentes estarão disponíveis.

Tokens

  1. Um Token pode ser suspenso?
    Sim. O Token pode ser suspenso se o cliente digitar a sua senha de uso único incorretamente três vezes. Caso isto aconteça, precisará entrar em contacto com a equipa de suporte do Business Online pelo telefone 0860 123 007, para ressincronizar o Token.
  2. É possível usar um Token depois de desativado?
    Depois que um Token for desativado, o cliente precisará entrar em contacto com o seu consultor de serviço para que possa recuperar o acesso ao Business Online através do email: [email protected].
  3. É possível usar um Token que já foi alocado para outro utilizador?
    Não. Caso já tenha sido atribuído um Token a outro utilizador, o Standard Bank terá de fornecer um novo Token. O Cliente deverá entrar em contacto com seu consultor de serviço para solicitar um novo Token através do email [email protected].
  4. Como desativar um Token?
    A solicitação para desativar o Token deve ser feita pela(s) pessoa(s) designada(s) ao Business Online e deve ser endereçada ao consultor de serviço através do email [email protected].
  5. Como utilizar o Token atribuído?
    Após o registo do Token, serão solicitadas duas senhas sempre que o cliente aceder ao Business Online:
    -“Senha” - senha definida pelo cliente;
    - “Senha de uso único” - código de seis dígitos gerado pelo  Token atribuido ao cliente.
    Para recuperar a senha, o cliente deverá pressionar o botão uma vez para activar seu Token e depois mais uma vez para gerar o código. Em seguida, deverá inserir o código no campo “senha de uso único” e estará pronto para começar a usar o Business Online.
  6. Quanto tempo durará o Token?
    A vida útil média de um Token é de cinco anos.
  7. Por quanto tempo a senha de uso único (OTP) é válida?
    Uma nova senha de uso único é gerada pelo Token a cada 32 segundos. Esta senha é válida por aproximadamente 32 segundos e será rejeitada se utilizada após esse período.
  8. Como proceder se o Token for perdido ou roubado?
    O cliente deve comunicar a perda ou roubo do Token ao consultor de serviços através do email [email protected].
    O Standard Bank irá emitir um novo Token após validação do  pedido junto da pessoa designada pela empresa.
    As senhas de uso único serão enviadas via SMS até o envio do novo Token, que deve ser registado logo após a recepção.
  9. O que fazer se o Token tiver algum defeito?
    O Cliente deverá entrar em contacto com o seu consultor de serviços através do email [email protected] para solicitar um novo Token.
  10. Como registar o Token?
    Ao aceder ao Business Online, uma mensagem será exibida solicitando que o Cliente registe o Token. Depois de concluir a tela de registo, o sistema activará automaticamente os detalhes do Token e na próxima vez que aceder, será solicitada  a senha de uso único (OTP) obtida/gerada  pelo Token.
  11. É possível aceder ao Business Online sem um segundo factor de autenticação?
    Para aceder ao Business Online é necessário ter um segundo factor de autenticação, e em caso de dificuldades no acesso, o Cliente deverá entrar em contacto com o seu consultor de serviços através do email [email protected].

Segurança

  1. O BOL exige o uso do software Trusteer Rapport?
    Não, o BOL não exige o uso do software Trusteer Rapport.
  2. Existe algum risco de segurança ao aceder ao Business Online a partir do estrangeiro?
    A segurança do perfil do é determinada pelos principais dispositivos e controlos de registro e detecção de Malware no computador que usa para fazer login.
    A protecção adicional é fornecida pela autenticação de dois fatores, que oferecerá um acesso mais seguro.
    É aconselhável evitar o uso de computadores públicos, em cibercafés ou bibliotecas, por exemplo, ou computadores com os quais não esteja familiarizado. O risco de comprometer  as credenciais de acesso é maior quando o cliente usa um computador que não é seu.

Auto-atendimento

  1. Como redefinir credenciais?
    Para redefinir as suas credenciais, o cliente deverá entrar em contacto o seu consultor de serviços através do email [email protected].
  2. Como actualizar informações pessoais?
    Para actualizar informações pessoais no BOL, seleccione a opção de menu “Administração” e em seguida clique em “alterar dados pessoais”.
    NOTA: O utilizador não pode alterar os seus dados se estiver a usar um Token de backup.