Débito Directo

O Débito Direto é um serviço bancário que permite a retirada automática de valores da conta bancária de um devedor (ou pagador) para o beneficiário

O Débito Directo é um serviço bancário que permite ao cliente devedor (ordenante) efectuar pagamentos periódicos através de débito na sua conta, mediante autorização previamente entregue ao Cliente credor (beneficiário, em regra um comerciante, fornecedor de bens ou prestador de serviços).

1. Como funciona a autorização para a retirada de fundos?
    A autorização é um acordo pré-concebido entre o Cliente credor “beneficiário” e o Banco que permite a retirada de fundos da conta bancária do Cliente devedor.

2. Quais são os requisitos para que um Cliente multinacional possa utilizar este serviço em Moçambique?
    O Cliente multinacional deve ter uma conta bancária em Moçambique e pode gerenciar a conta através da plataforma Business Online.

3. Qual é o processo para estabelecer uma autorização pré-concebida entre beneficiário e cobrador?
    O processo envolve a negociação e formalização de um acordo que define os termos e condições para a retirada de fundos.

4. Há algum custo associado à utilização do BOL(Business Online) para a retirada de fundos?
    Sim, pode haver taxas de serviço ou outros custos associados ao uso do BOL pazra a entidade beneficiária das colectas. É importante verificar com a instituição para obter detalhes sobre essas despesas.

5. Qual é o prazo para que a retirada de fundos seja efetivada após a submissão no BOL?
    O prazo pode variar de acordo com a data determinada no acto da adesão.

6. O que fazer se a autorização não for aceita ou se houver problemas com a retirada dos fundos?
    Em caso de problemas, entre em contacto com o Suporte ao Cliente do Banco através do 400 812 812/258 21355700 para resolver a questão.

7. Como os Clientes podem monitorar as transacções e as retiradas de fundos realizadas?
    Através do seu Internet Banking ou até mesmo solicitando o extrato/ informação do seu gestor/Banco.

8. Qual é o procedimento para corrigir erros ou discrepâncias nas retiradas realizadas?
    Através do contacto da linha do cliente, 800 412 412, ou seu gestor, bem como junto a entidade beneficiária quando necessário.