Depósito com Referência (Reference Plus)

1. O que é o Reference Plus – Depósito com Referência?
    O Reference Plus – Depósito com Referência é um serviço de coleta que permite às empresas receber depósitos e transferências utilizando uma referência específica. Essa referência ajuda o processo de reconciliação dos pagamentos e na identificação inequívoca do pagador. O serviço facilita o recebimento de valores, confirmações em tempo real e uma melhor experiência do Cliente por meio da automatização da reconciliação.

2. Quais são os benefícios de utilizar o Reference Plus para minha empresa?
    - Recebimento de valores com identificação clara de todos os bancos na rede SIMO.
    - Confirmação de pagamentos em tempo real.
    - Melhoria da experiência do Cliente através da automatização da reconciliação.
    - Redução de custos operacionais e otimização do fluxo de caixa.
    - Modelo pronto para usar

3. Quais são os passos para aderir ao serviço Reference Plus?
    Para aderir ao serviço Reference Plus, deve:
    - Manifestar o seu interesse através de uma carta indicando o Standard Bank como o banco coletor na rede SIMO.
    - A carta deve ser assinada e carimbada pelos assinantes da conta de colecta.

3. Há algum custo associado ao serviço Reference Plus?
- O serviço Reference Plus não apresenta custos para o pagador. beneficiário. A implementação pode ter custos em funcao do mecanismo de integracao tecnologica. Consulte a tabela de precario do Banco.

4. Quais funcionalidades o serviço Reference Plus oferece?
    O Reference Plus oferece as seguintes funcionalidades:
    - Referenciação de facturas.
    - Confirmação de pagamento de uma factura.
    - Consulta do estado de uma factura referenciada.
    - Consulta do estado de um grupo de facturas referenciadas em um período específico.
    - Gestão de pagadores.

5. Como a confirmação dos pagamentos é feita e como posso acessar essas confirmações?
    - As transacções do serviço Reference Plus são processadas na rede SIMO, e as confirmações de pagamento são enviadas ao Standard Bank em tempo real. Através da plataforma Reference Plus, o Standard Bank oferece integração via API e SFTP para enviar confirmações diretamente ao sistema do Cliente beneficiário. Caso o Cliente não tenha um sistema para receber essas notificações, é possível visualizar o estado das facturas por meio de e-mail ou acessar ao portal dedicado.

6. Quais são os requisitos técnicos para integrar o Reference Plus ao meu sistema?
    - Para integrar o Reference Plus ao seu sistema, pode utilizar mecanismos de integração como API ou SFTP para receber confirmações de pagamento de forma síncrona. Se o seu sistema não permitir integração automática, pode utilizar o mecanismo de e-mail ou aceder ao portal do Reference Plus para monitorar o estado das facturas.

7. Qual é a disponibilidade do serviço Reference Plus?
    - O Reference Plus oferece está disponível 24 horas por dia, garantindo que as transacções e confirmações sejam processadas e disponibilizadas em tempo real durante todo o dia.