Forex Spot

  1. O que é um Forex Spot?
    Forex Spot é uma operação cambial à vista de compra ou venda de uma moeda por outra, onde a liquidação ou settlement acontece em dois dias úteis.
  2. Para que serve?
    Captação de recursos para liquidação das responsabilidades com clientes ou fornecedores, através de negociação de câmbio.
  3. Quais são as condições precedentes à realização?
    Assinatura do Termo e Condições Gerais da Sala de Mercados.
    Moedas elegíveis para transaccionar: USD, ZAR, CNY, EUR, GBP, JPY, SEK, NOK, ZAR.
  4. Quais são os prazos?É possível o reembolso antecipado?
    O Forex Spot são produtos de execução à vista que devem ser liquidados no prazo de dois dias úteis.
  5. Quais são os potenciais riscos e retornos envolvidos?
    Os clientes são obrigados a honrar o compromisso e não podem se beneficiar de movimentos vantajosos nos preços das moedas.
    Probabilidade de o produto sofrer perdas financeiras em virtude da ocorrência de factores adversos:
    Atenção ao risco cambial. Receberá pagamentos numa moeda diferente, pelo que o retorno obtido depende da taxa de câmbio entre as duas moedas. Em determinadas circunstâncias poderá ter de efetuar pagamentos para compensar perdas. A perda global em que poderá incorrer pode exceder significativamente o montante investido. Outros riscos relevantes incluem os riscos de Mercado, Capital, Crédito, Contraparte, Conflito de Interesses, Taxa de Juro, Liquidez, Jurídico e Fiscal, Cambial e de Fecho Automático de Posições. Este produto não prevê qualquer protecção contra o comportamento futuro do mercado, pelo que poderá perder uma parte, a totalidade ou mais que o seu investimento. Se não pudermos pagar o que lhe é devido, poderá perder todo o seu investimento.
  6. O que acontece em caso de incumprimento?
    O Cliente indemnizará o Banco por todos os danos directos que o Banco possa sofrer como resultado do incumprimento da Contraparte.
  7. Existem canais destinados a esclarecimentos e/ou reclamações?
    Para esclarecimentos sobre a informação prestada ou reclamação sobre este produto de investimento, queira por favor contactar o Banco pelos seguintes meios:
  • Sala de Mercados ([email protected]);
  • Agência;
  • Linha do Cliente, através do número 800 412 412 (grátis)  ou 21355700 ou por Endereço electrónico da Linha do Cliente: [email protected];
  • Internet Banking (NETPlus); ou
  • Website do Banco (https://www.standardbank.co.mz): [email protected]
  • O Banco de Moçambique;
  • Os Centros de Arbitragem;
  • As Associações de Consumidores;
  • O Instituto do Consumidor; e
  • Tribunais.

     8. Quais são outras informações relevantes?

A lei cambial em vigor prevê que as operações cambiais devem ter por base uma conversão para moeda local ou a liquidação de uma responsabilidade com fornecedor estrangeiro. O cliente deve apresentar a documentação que sustenta a liquidação da operação no prazo máximo de dois dias úteis.