Forex Spot
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O que é um Forex Spot?
Forex Spot é uma operação cambial à vista de compra ou venda de uma moeda por outra, onde a liquidação ou settlement acontece em dois dias úteis. -
Para que serve?
Captação de recursos para liquidação das responsabilidades com clientes ou fornecedores, através de negociação de câmbio. -
Quais são as condições precedentes à realização?
Assinatura do Termo e Condições Gerais da Sala de Mercados.
Moedas elegíveis para transaccionar: USD, ZAR, CNY, EUR, GBP, JPY, SEK, NOK, ZAR. -
Quais são os prazos?É possível o reembolso antecipado?
O Forex Spot são produtos de execução à vista que devem ser liquidados no prazo de dois dias úteis. -
Quais são os potenciais riscos e retornos envolvidos?
Os clientes são obrigados a honrar o compromisso e não podem se beneficiar de movimentos vantajosos nos preços das moedas.
Probabilidade de o produto sofrer perdas financeiras em virtude da ocorrência de factores adversos:
Atenção ao risco cambial. Receberá pagamentos numa moeda diferente, pelo que o retorno obtido depende da taxa de câmbio entre as duas moedas. Em determinadas circunstâncias poderá ter de efetuar pagamentos para compensar perdas. A perda global em que poderá incorrer pode exceder significativamente o montante investido. Outros riscos relevantes incluem os riscos de Mercado, Capital, Crédito, Contraparte, Conflito de Interesses, Taxa de Juro, Liquidez, Jurídico e Fiscal, Cambial e de Fecho Automático de Posições. Este produto não prevê qualquer protecção contra o comportamento futuro do mercado, pelo que poderá perder uma parte, a totalidade ou mais que o seu investimento. Se não pudermos pagar o que lhe é devido, poderá perder todo o seu investimento. -
O que acontece em caso de incumprimento?
O Cliente indemnizará o Banco por todos os danos directos que o Banco possa sofrer como resultado do incumprimento da Contraparte. -
Existem canais destinados a esclarecimentos e/ou reclamações?
Para esclarecimentos sobre a informação prestada ou reclamação sobre este produto de investimento, queira por favor contactar o Banco pelos seguintes meios:
- Sala de Mercados ([email protected]);
- Agência;
- Linha do Cliente, através do número 800 412 412 (grátis) ou 21355700 ou por Endereço electrónico da Linha do Cliente: [email protected];
- Internet Banking (NETPlus); ou
- Website do Banco (https://www.standardbank.co.mz): [email protected]
- O Banco de Moçambique;
- Os Centros de Arbitragem;
- As Associações de Consumidores;
- O Instituto do Consumidor; e
- Tribunais.
8. Quais são outras informações relevantes?
A lei cambial em vigor prevê que as operações cambiais devem ter por base uma conversão para moeda local ou a liquidação de uma responsabilidade com fornecedor estrangeiro. O cliente deve apresentar a documentação que sustenta a liquidação da operação no prazo máximo de dois dias úteis.