POS
1. Qual é a Finalidade do uso de POS?
Permitem efectuar Pagamentos de bens e servicos atravez de cartões bancarios, sejam eles de debito ou credito em Estabelecimentos comerciantes ou outras Instituições afins.
2. Como aderir ao POS?
- É necessario ter uma conta em Meticais de deposito a ordem de Empresa/Empresario em nome individual no SB;
- Ter um Estabelecimento fisico;
- Ter corrente electrica;
- Preencher o Modelo SB 1010 – Proposta de adesão.
3. Descrição:
Ao efectuar o fecho do POS no final do exercicio, o montante é transferido para a conta do Estabelecimeto creditando na totalidade do valor e de seguida o debito das comissões de servico pela totalidade cuja a cobrança por tipo de Cartão.
4. Pode-se atribuir excepcionalmente um POS a particulares?
Apenas para eventos especificos: exemplo: Feiras temporarias, espetaculos e negocio municipais: exemplo: Mercado do peixe.
5. Que tipo de cartões o POS SB aceita?
Cartões de debito e credito SIMO, debito e credito nacionais e Internacionais.
6. Quanto tempo o SB demora a efectuar os creditos na conta?
No maximo de 24h apos o fecho do POS.
7. Quais as funcionalidades do POS SB?
Consulta de Saldo, Pagamento de Servicos com Referência e Pre autorização.
8. Quanto tempo podera o estabelecimento conservar os Talões de POS?
Devera manter por um período de 6 meses. O Banco pode pedi-las para examinar a qualquer altura.
9. Para onde são encaminhadas as reclamações em caso de avaria da Maquina ou outros?
Contacte o tecnico de suporte ou pela linha do cliente disponivel no autocolante do POS ou ainda pelo [email protected] .
10. O Banco cobra uma taxa mensal para a instalação ou utilização do POS?
Não, o Banco não cobra nenhuma taxa mensal pela instalação ou manutenção do POS.
11. Quais são as comissões cobradas pelo banco pela utilização do POS?
O Banco cobra uma comissão por transação, que varia de acordo com o tipo de cartão, nomeadamente cartão Standard Bank, cartões de instituições de crédito nacionais, cartões VISA internacional e MasterCard. Esta comissão poderá ser acordada com o seu Gestor de Conta no acto de adesão ao serviço.
12. Com que frequência um Comerciante deve efectuar o fecho do POS?
O Comerciante deve efectuar o fecho do seu POS diariamente referente às transacções colectadas no dia.