Sweeping – Liquidity Management
1. O que é o Liquidity Management Sweeping?
- O Liquidity Management Sweeping é um produto que automatiza o movimento de fundos entre as suas contas bancárias para optimizar a liquidez de caixa e garantir que os fundos estão nas contas certas no momento certo.
2. Como funciona o Liquidity Management Sweeping?
- O banco movimenta fundos entre as suas contas com base nas suas instruções predefinidas, assegurando a colocação óptima dos fundos para cumprir as obrigações de pagamento ou obter o máximo de juros, onde aplicavel.
3. O que é um Plano de Varrimento (Sweeping)?
- Um Plano de Varrimento delineia a forma como os fundos serão transferidos das Contas Participantes para uma conta pre-definida.
4. Quais são os diferentes tipos de acções de sweeping disponíveis?
- “Sweeping” (Varrimento) de apenas de excedentes: Move os fundos excedentes acima de um valor-alvo para a Conta Nomeada.
- “Sweeping” (Varrimento) apenas de financiamento: Move os fundos da Conta Nomeada para as Contas Participantes que estão abaixo de um montante alvo.
- Equilíbrio de objectivos: Ajusta os fundos para manter um saldo específico nas Contas Participantes, adicionando ou removendo fundos.
- “Sweeping” (Varrimento) de Saldo Zero (ZBA): Assegura que todas as Contas Participantes tenham um saldo zero até ao final do dia.
- “Sweeping” (Varrimento) de retorno noturno: Movimenta fundos para fora e para dentro das Contas Participantes durante a noite.
- “Sweeping” (Varrimento) Intradiário: Executa acções de Sweeping durante o dia bancário, para além do Sweeping no final do dia.
- Agrupamento de fundos para pagamento: Agrupa fundos de várias contas para cobrir transacções.
5. As acções de varrimento podem ser aplicadas em várias entidades jurídicas?
- Sim, o sweeping pode ocorrer dentro ou entre múltiplas entidades jurídicas de Clientes, desde que pertençam ao mesmo grupo do Clientes e a legislação local assim o permita.
6. Qual é a vantagem do varrimento de saldo zero?
- O Zero Balance Sweeping assegura que todas as contas participantes têm um saldo zero no final do dia, o que ajuda a consolidar fundos e a optimizar os juros.
7. Como é que o Overnight Return (Varrimento de retorno noturno) Sweeping beneficia os Clientes?
- Permite que os fundos sejam consolidados durante a noite para maximizar os juros, assegurando simultaneamente que os fundos estão disponíveis nas contas no dia seguinte para transacções.
8. É possível definir um montante limite de transacção para as acções de varrimento?
- Sim, é possível especificar um montante limite para garantir que apenas as transacções que satisfazem ou excedem esse montante são executadas.
9. O que acontece se uma ação de varrimento falhar?
- Pode optar por abortar todo o plano de varrimento ou apenas a transacção individual que falhou.
10. Como é que a varredura sequencial funciona?
- A varredura sequencial permite-lhe especificar a ordem dos planos de varredura, possibilitando efeitos de varredura de roll-up em várias contas.
11. Que tipos de contas podem ser utilizados para o varrimento da gestão de liquidez?
- Apenas podem ser utilizados saldos à ordem, tais como Contas Correntes, Contas Poupança e Contas de Chamada, caso existam disponiveis.
12. O sweeping pode ser efectuado entre contas de diferentes bancos ou países?
- Nesta fase, o varrimento entre diferentes bancos ou países não está disponível neste produto.
13. Como é que um plano de varrimento afecta o crédito se a conta nomeada tiver uma facilidade de descoberto?
- Se a facilidade de descoberto for utilizada, as entidades participantes podem ter de celebrar acordos de reforço de crédito, tais como garantias cruzadas.