Vírus, Worms e Trojans
Os vírus, worms e trojans são programas que podem danificar gravemente o seu computador, os dados nele contidos e tornar o acesso à Internet mais lento.
Vírus
O vírus é um componente de código que se propaga de computador em computador e pela Internet com o objectivo de interferir com o normal funcionamento do computador, podendo danificar ficheiros, programas de software e mesmo hardware.
A gravidade dos vírus informáticos varia desde uma pequena inconveniência a um elevado grau de destruição. Os vírus mais frequentes são concebidos para tornar os computadores mais lentos.
O vírus informático só se propaga com intervenção humana. Por exemplo, ao partilhar um ficheiro ou uma mensagem de correio electrónico.
Saiba como detectar se o seu computador está com vírus
Os sinais mais comuns de que o seu computador está infectado com vírus são:
- Funciona mais lentamente do que o normal;
- Bloqueia constantemente;
- Reinicia e deixa de trabalhar normalmente;
- Algumas aplicações não funcionam correctamente;
- Discos e/ou unidades de disco ficam inacessíveis;
- A impressão não ocorre correctamente;
- Surgem mensagens de erro pouco usuais;
- Apresenta menus e caixas de diálogo distorcidos.
Se o seu computador se encontrar infectado com vírus deve imediatamente removê-los com um software antivírus. Só assim garante que eles não se propagam para outras áreas do computador ou para outros computadores.
Relembramos que com a devida prevenção, a probabilidade do seu computador apanhar um vírus é reduzida.
Worms
Um worm, tal como um vírus, propaga-se de computador em computador, mas de forma automática e sem intervenção do utilizador. Desta forma apoderam-se de funcionalidades do computador através das quais acedem e enviam ficheiros ou informações.
O grande perigo dos worms é a capacidade de se replicar em grande escala, enviando cópias de si próprio, o que provoca congestionamento nas redes das empresas e em toda a Internet e infiltrarem-se no sistema e permitir que terceiros assumam o controlo do computador à distancia.
Trojans
O termo deriva do cavalo de Tróia da mitologia que aparentava ser um presente quando na realidade continha no seu interior soldados gregos que tomaram a cidade de Tróia.
Os trojans (cavalos de Tróia) são programas de software malicioso e de acesso remoto que permitem que criminosos controlem o seu computador através da sua ligação à Internet. Estes programas apresentam-se como programas benéficos mas contém código malicioso ou destrutivo que adquire permissões sem o seu conhecimento.
Tipo de danos ou utilizações podem os trojans causar no seu computador:
- Ver, alterar, copiar e apagar os seus ficheiros. Isto pode acontecer de uma só vez ou sempre que liga o computador;
- Monitorizar e registar as suas actividades e enviar essa informação para outro computador. Este processo, ajuda os criminosos a descobrir os códigos de utilizador e passwords que introduziu no seu computador;
- Utilizar o seu computador para atacar outros computadores normalmente com o objectivo de sobrecarregar servidores com mensagens, espalhar vírus ou spyware;
- Alterar as funções do computador;
- Criar janelas pop-up com o objectivo de o aborrecer ou para se a ligar a sites maliciosos;
- Executar ou encerrar um programa, processo ou ligação no seu computador;
- Captar vídeo e áudio de dispositivos que tenha ligado ao seu computador.
Saiba como evitar os trojans
- Não deve revelar o seu endereço de correio electrónico a pessoas que desconhece;
- Não deve incluir o seu endereço de correio electrónico em grandes listas de endereços na Internet e sites destinados ao anúncio de empregos;
- Não deve abrir anexos (imagens, ficheiros de áudio, ficheiros de vídeo, etc.) de mensagens de correio electrónico ou instantâneas, a não ser que tenha a certeza do que são e de quem as enviou;
- Não deve executar, transferir ou utilizar software que não seja proveniente de fontes conhecidas e de confiança;
- Deve manter o sistema operativo e o browser do seu computador actualizado;
- Deve instalar um antivírus e mantê-lo actualizado;
- Deve instalar ou configurar um firewall pessoal.
Tenha em atenção que os trojans podem mesmo chegar ao seu computador sem qualquer acção da sua parte.